Nota que saiu no Blog do Anderson
Um dos ícones da Medicina Conquistense acaba de partir. O ortopedista Rene Robles Martins de Matos, de 78 anos, estava no Hospital Samur, onde faleceu nesta terça-feira (25) por complicações da COVID-19. A imagem acima é um dos milhares de registros do BLOG DO ANDERSON no Boulevard Shopping Vitória da Conquista, momento de uma boa conversa sobre o Cotidiano Conquistense com o Doutor Rene a sua esposa, Marilanda Matos. Ele deixa filhos [Janaina, Ana Cecilia e Tulio], netos [Gabriel, Lara e Sam], genros e muitos amigos. Os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.
Face de Daniela
Homenagem da sobrinha
Rene foi o ortopedista da família, fui sua paciente e também levei Diego. Sempre nos recebendo com muita atenção, alegria e gostava muito de brincar, um ótimo profissional. Quando pequena lembro que a gente era mais próximo, depois só encontrava ele no consultório. Fica a saudade.
Texto da Câmara Municipal de Vitória da Conquista:
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista manifesta o seu Profundo Pesar pelo falecimento do Sr. René Robles Martins de Matos, aos 78 anos, ocorrido no dia 25 de maio, vitima de coronavírus. Ele era médico ortopedista que durante muito tempo esteve frente a Clinica Sort.
René Robles Martins de Matos, natural de Iguaí - BA, nasceu em 07/04/43, filho de Arnóbio Alves de Matos e Carmélia Martins de Matos. Morou durante sua infância e adolescência em Vitória da Conquista, estudou no Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED). Cursou Medicina em Salvador, pós-graduação e especialização na Universidade de São Paulo (USP) e no Hospital das Clínicas.
Retornou para Vitória da Conquista em 1971, a convite de Jadiel Vieira Matos, para fazer parte da sociedade do Hospital Samur, local onde trabalhou ao lado do médico Sebastião Castro por vários anos. Como carregava o sonho de ter um espaço proṕrio para atender seus pacientes, fundou, em 1992, a Clínica Sort (Serviço de Ortopedia e Traumatologia), onde trabalha até os dias atuais.
Nos idos de 1999, criou o primeiro serviço de referência em atendimento e assistência domiciliar – o Sudoeste Home Care - no interior baiano.
Para Dr. René Robles, a medicina sempre foi uma realização e a pratica com toda dedicação e amor.
Casado com Marilanda Dórea de Matos, com quem teve três filhos, dos quais, duas já casadas, e três netos, Dr. René se sentia realizado com a família, com a profissão e com Vitória da Conquista, cidade que escolheu para viver.
Em 2019, foi homenageado com o Título de Cidadão Conquistense, ele lutava contra o coronavírus, mas infelizmente não resistiu.
Manifestamos assim nosso pesar aos familiares e amigos que se encontram enlutados.
Texto de Janaina:
Há alguns meses meu pai já vinha falando que a hora dele estava chegando, várias atitudes e decisões que nos fazem crer que ele estava pressentindo e sendo preparado.
Desde o início entregamos para Deus e tudo foi conduzido da melhor forma.
Meu pai cumpriu a sua missão com maestria, era um ser humano de caráter, humano, ético, apaziguador e sereno (meio teimoso... rs).
Quem o conheceu vai saber o que significam estas expressões: “comer na garrafa”, “o galo tem que cantar na primeira noite”, “me bata um abacate com gotinhas de limão”, “o tempo é o senhor de todas as coisas”, “um ouvido dos presentes e o outro dos ausentes”, “temos 2 ouvidos e uma boca”, “oi professor”.
Pude notar o quanto era querido pelos familiares, funcionários, amigos e pacientes. Quantas homenagens lindas recebeu!
Estamos saudosos, mas confortados pela espiritualidade e pela doutrina consoladora.
Eu só tenho gratidão dentro de mim, especialmente pelo privilégio de ter sido a sua filha nesta existência.
Eu e a minha família agradecemos aos familiares e amigos pelas orações, pelas mensagens de carinho e apoio, agradecemos aos médicos e a toda equipe de saúde da Unimed e Hospital Samur, que cuidaram com muita competência e carinho.
O maior agradecimento fazemos para o nosso Pai maior que cuidou de tudo da melhor forma possível, nos preparando, amparando e confortando.
Sabemos que o meu pai está bem, junto aos seus e aos espíritos de luz. E nós também estamos bem, sustentados pela fé. Um dia estaremos juntos.
Deus é perfeito



5 comentários:
Grande perda na nossa família. Ainda vou escrever um texto sobre René e colocar aqui...
Dói muito a sua ausência, mas o que me alivia, é saber que ele apenas foi na frente
Sempre te amei muito meu irmão.
Muita coisa da minha vida devo a você.
Antes de vc ir, tivemos longas conversas.
Estou em PAZ
Meus queridos, perdão!
Há mais de um ano quando minha Aninha foi acometida da doença malvada, perdi o entusiasmo de abrir livros, ver filmes, até jogos de futebol, pois os únicos sites que clicava eram para ler sobre a maldita enfermidade. Durante todo o ano, com raros momentos de ilusão e esperança, tive de cuidar de minha Aninha 24 horas por dia.
A partir do seu falecimento então, fiquei em casa como um autômato, um “vivo-morto”.
Quando estava me recuperando da dor, mas não da tristeza e saudade, eis que recebo mais uma terrível descarga de sentimento e emoção: a morte do meu irmãozinho querido Neizinho.
Quanto amargor! Quanta saudade!
Hoje Eleusa, via Whatsapp, me alertou sobre a linda homenagem a René. Precisei esperar a crise de choro passar para publicar esta mensagem de agradecimento.
Por isso estou pedindo “perdão”, primeiramente a Igor que trabalhou um texto realístico e fundamental para entendimento do ser humano acerca da única certeza da vida, além da bela homenagem ao nosso amor de mais de meio século.
Somente o amor pode vencer as trincheiras da morte!
Depois a Bel, que mesmo sofrendo das dores que a existência nos impõe, postou esta linda mensagem sobre a passagem do meu irmãozinho sobre esta vida.
Obrigado, de coração!
Hamilton Ipê – 06.junho.2021
Tio, perdão ou desculpas são coisas menores nesse momento tão difícil para todos nós. E para que não sejamos vencidos pelo amargor da vida, vamos focar nas doces lembranças dos nossos amigos e amores que se foram, como disse o filósofo Seneca abaixo.
"Vamos nos permitir que as lembranças daqueles que se foram se tornem uma agradável e confortante memória para nós."
"Que na perda de um amigo nossos olhos não fiquem secos, mas também que não fiquem demasiadamente molhados"
abs,
Igor
Meu garoto, obrigado sempre pela força e carinho!
Muita paz!
Hamilton Ipê
Postar um comentário