sexta-feira, abril 20, 2012

Dia Internacional das Mulheres - Take 2

     Como eu fui criada com o conceito de que roupa suja se lava em casa, esperei de alguma outra mulher do grupo tomasse a iniciativa de educar meu marido e senhor, Dr. Luiz Carlos Barreto Martins, M.Sc., Ph.D. e portador de muitos certificados incluindo o mais recente, de Gerenciamento Profissional de Empresas, pela Universidade de Columbia em New York, sobre o significado do Dia Internacional da Mulher. Apos caloroso debate em casa de Rose e Igor em Houston, decidi que tinha ficado em minhas maos o doloroso (para ele) processo de iluminar meu marido o senhor sobre tao importante comemoracao. Decidi comecar pela historia da data, visto que Dr. Luiz sempre proclama ser historia um dos assuntos prediletos dele.
     Embora haja muitas pessoas que pensam que o Dia Internacional da Mulher foi criado para desnecessaria promocao do sofrimento da mulher e embora hoje a data seja mais associada com reconhecimento as contribuições das mulheres a sociedade de uma forma geral do que a luta que levou a instituicao da data, o DIM começou como um desdobramento da luta trabalhista no inicio do seculo 20.
     Com o evento da industrializacao, houve uma imigracao de pessoas das zonas rurais para os centros urbanos aumentando consideravelmente o numero de trabalhadores nas fabricas, incluindo mulheres. Uma das consequencias desse processo foi o reconhecimento da necessidade de se lutar pelos direitos do trabalhador em geral. Como esse artigo eh mais sobre o nascimento do DIM, vou focalizar nos eventos que levaram ao estabelecimento dessa data.

  • 1869 – John Stuart Mill foi a primeira pessoa a pedir o direito de votar para as mulheres no parlamento ingles. 
  • Em 1908, 15,000 mulheres marcharam em New York City exigindo a diminuicao de horas de trabalho, melhores salarios e o direito de votar. 1909 Em 1909, o Partido Socialist de América estabeleceu o primeiro Dia Nacional das Mulheres, para ser observado os Estados Unidos no último domingo de fevereiro. Essa celebracao foi mantida ate 1913. 
  • 1907 - Em 1907, a primeira reunião do parlamento Finlandes incluiu 19 mulheres. Em 1910, uma Conferência Internacional de Mulheres Trabalhistas foi realizada em Copenhaguen, com a participação de 17 países, including líderes da união e os parliamentares da Finlândia. 
  • 1911 - Depois da decisão concordada em Copenhaguen em 1911, o Dia Internacional das Mulheres (IWD) foi honrado pela primeira vez na Áustria, Dinamarca, Alemanha e na Suica em 19 março. Mais de um milhão de mulheres e homens atenderam os eventos do DIM numa campanha pelos direitos das mulheres de trabalhar, votar, ser treinada, ser eleita para cargos publicos e pelo fim da descriminacao. Menos de uma semana mais tarde em 25 março, 140 mulheres, a maioria delas italianas e imigrantes judias, morreram.em um fogo tragico em New York City. Esse evento fez com que mais atencao fosse dada as condições de trabalho e a legislação trabalhista nos Estados Unidos o que, subsequentemente se tornou o foco dos eventos do DIM. 
  •  1913-1914  - Na Russia, durante a Primeira Guerra Mundial, as mulheres decidiram celebrar o DIM pela primeira vez no último domingo em fevereiro 1913 como forma de iniciar uma campanha pela paz. Os russos usavam o calendário Julian naquele tempo, de modo que essa data correspondeu a 8 de marco no calendário Gregorian, uma das razoes pela qual a data do DIM foi mudada. 
  • 1917. No último domingo de fevereiro de 1917, as mulheres da Russia entraram em greve, hoje conhecida como “Pão e a Paz”, em protesto à morte de mais de 2 milhoes de soldados russos durante a Primeira Guerra Mundial. Mesmo com oposicao de líderes políticos as mulheres continuaram em greve até quatro dias mais tarde quando o Czar Nicholas II foi forçado a abdicar e o governo provisional concedesse a mulheres a direita votar. 
  •  1928 – Na Inglaterra homens e mulheres teem o mesmo direito de votar. 
  •  1975 – As Nacoes Unidos reconhece oficialmente o Dia International das Mulheres e determina aquele como o Ano Internacional da Mulher. Varios paises declaram 8 de marco como feriado nacional. Muita coisa aconteceu, mas nao quero tambem enchar o saco do leitor. Vamos dar um pulinho no tempo. 
  • 2009 -  Presidente Obama assinou lei entitulada Lei do Pagamento Justo Lilly Ledbetter em honra a uma mulher do Alabama que trabalhou por 19 anos como supervisora de uma fabrica com um salario menor que os homens que tinham a mesma posicao. 
     Espero que os fatos historicos aqui apresentados explicando a criacao do Dia Internacional da Mulher ofereca aos leitores e ao meu marido e senhor em particular, um melhor entendimento sobre o que se celebra nesse dia. Eh um dia em que se celebra nao a mulher por ser mulher, mas todos aqueles que contribuiram para as mudancas sociais que temos hoje relacionadas com os direitos das mulheres. Isso inclui todas as mulheres que deram o primeiro passo na direcao de uma mudanca: a primeira mulher que decidiu trabalhar fora de casa, a primeira mulher que lutou pelo direito de votar, a primeira mulher que decidiu escrever um livro ou voar ou se alistar. Isso tambem inclui o primeiro homen que decidiu quebrar o tabu da sociedade e emprgar a primeira mulher, ou publicar o primeiro livro escrito por uma mulher ou marchar lado a lado das mulheres na luta por uma sociedade mais justa. A TODOS eles tenho que dizer: obrigada!

Selene P. Santos – Greenville, SC

Fonte de informacao: http://www.internationalwomensday.com/about.asp http://www.asafeworldforwomen.org/home/intl-womens-day/iwd-history.html

Nenhum comentário:

Homenagem a Fernando na MOVEBA/FIEB

  Hoje ao celebrarmos o Dia do Moveleiro não poderíamos deixar de lembrar e homenagear o nosso saudoso Fernando Andrade Barreto, que nos dei...