quarta-feira, junho 29, 2011

BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL

Imagine uma biblioteca que tenha, ao mesmo tempo, a Declaração de Independência dos Estados Unidos, mapas do Brasil do século XVIII, os primeiros filmes dos Irmãos Lumière e outros milhares de manuscritos, livros raros, fotos, registros fonográficos, desenhos...
E, como se isso ainda não fosse suficiente, com apresentação nas seis línguas oficiais da ONU (inglês, francês, espanhol, árabe, chinês e russo) e ainda português.
Pois ela pode ser acessada da sua casa. Anote o endereço: . <http://www.worlddigitallibrary.org/>.
A ideia da Biblioteca Digital Mundial partiu de James H. Billington, bibliotecário do Congresso dos Estados Unidos, há quatro anos. O projeto foi encampado pela Unesco e, finalmente, será lançado hoje.
O Brasil, a partir da Biblioteca Nacional, além de outras 32 instituições de cerca de 20 países (coloque aí lugares tão distantes e diferentes quando Uganda, Israel e Sérvia), participa do projeto.
No site, além de poder procurar os documentos a partir dos países, o internauta também tem a chance de achá-los por data, período, tipo de item ou instituição.

Globo 21.4.09 - Megazine - Josy Fischberg

Nenhum comentário:

Homenagem a Fernando na MOVEBA/FIEB

  Hoje ao celebrarmos o Dia do Moveleiro não poderíamos deixar de lembrar e homenagear o nosso saudoso Fernando Andrade Barreto, que nos dei...