terça-feira, novembro 14, 2023

Almoço de domingo

 Sempre falei que uma casa sem comida não tem alma. Todo domingo tinha um convite de almoço (meu celular quebrou e perdi as mensagens de 2020 e 2021), através de ligação ou WhatsApp, Fernando me ligava praticamente todo domingo para ir comer suas comidinhas. 




Lembro do dia que fui fazer um quibe cru, ele adorava. Ele ficou de fazer o quibe de forno, achei que ele tinha costume de fazer, mas qual foi minha surpresa saber que ele nunca tinha feito. Pegando carona, ele pegou o trigo e a carne moída e fez um quibe de forno perfeito, copio sua receita até hoje, antes disso, os meus quibes de forno ficavam horríveis. 

Mas os almoços de domingo não eram só para comer, eram uma verdadeira reunião de família, reunião para jogar, reunião para fofocar.

Sua casa era sua alma, madeira no chão, no teto, na parede, nas cortinas, no abajur, nos quadros, sua casa é a sua assinatura, como disse Lila, nossas casas também. A maioria dos mobiliários dele que tenho em casa foram doações (espelho, mesa, aparador, entre outros), já tive guarda roupa tbém quando morava no Rosa Amarela. Ele deixou a sua marca. Bete me falou tinha uma pessoa tirando foto das ferragens do telhado da casa dela, que foi projetado por Fernando. Um artista, um arquiteto nato, nem precisou fazer uma faculdade, um autodidata.







Saudades dos nossos almoços de domingo.

Um comentário:

eleusa disse...

Pango, vc foi e deixou um VAZIO em todos nós.

Homenagem a Fernando na MOVEBA/FIEB

  Hoje ao celebrarmos o Dia do Moveleiro não poderíamos deixar de lembrar e homenagear o nosso saudoso Fernando Andrade Barreto, que nos dei...