terça-feira, dezembro 28, 2021

O tradicional almoço natalino sob nova direção...

Cena inusitada jamais  imaginada na família: as Martins , Isabel e Mariana, cozinhando calmamente, e o Barreto, Fernando, apressado e agoniado perturbando o ambiente.

Primeiro, ele queria que o pernil ficasse pronto no início da semana. Para temperar só confiou em  Quinha para fazê-lo sob a sua supervisão, claro. Queria cozinhar na mesma hora que temperou e depois disse que o pernil tinha que ficar 24 horas no forno. Foi um sufoco para convencê-lo do contrário, aliás não o convenceram, apenas o enganaram.

Ele queria que Isabel comprasse uma manta de bacon para o pernil e 5kgs de azeitonas para o bacalhau!…. Claro que não foi atendido!

No dia 24 a noite,  Mariana e Isabel, fizeram a Ceia Natalina com vinho, queijos, castanhas diversas e bacalhau ao forno. Tudo Top! Assim o bacalhau dessalgado foi testado e descobriu-se que o mesmo tinha sal suficiente, não sendo necessário mais sal e o tempero foi azeite, tomilho e alho.

No preparo para o almoço, dia 25, com a supervisão de Fernando foi outra batalha para ele não colocar mais sal no bacalhau e para seguir a receita escolhida. Enfim, deu pressa, atrapalhou, ofendeu dizendo que elas não sabiam cozinhar, que nunca tinham feito pernil e outras coisas mais. Isabel e Mariana totalmente zen no espírito natalino, não deram a mínima importância à afobação do Barreto....

Enfim tanto o pernil, como o bacalhau e os acompanhamentos foram todos maravilhosos. Cozinheiras amadoras, nada marqueteiras, esqueceram completamente das fotos, mas há várias testemunhas para confirmar.



Bebida, comida  e muita conversa jogada fora, distribuição de presentes para as crianças. Mais tarde houve um bingo sob o comando de Iuri, para confraternizar com a criançada presente. 

Uma historinha a parte, com a sobra do azeite de oliva que foi usado na ceia do dia 24 as cozinheiras ficaram na dúvida se poderiam reutilizá-lo, Isabel disse: “Vamos ver com Fernando amanhã!”, ao que Mariana respondeu: “Melhor perguntar a minha mãe”. Assim mandou uma mensagem para Célia que imediatamente disse que sim. Ao contar isso pra Duda esse falou: “Vocês já sabiam a resposta das duas consultas!”.,..

No dia 26, o almoço continuou com o Reston Dontê!... e ainda tem  “reste de Noël” até hoje. De novidade, teve Bolo de Puba feito por Mariana, que modestamente disse que não estava tão bom quanto o de tia Norma, mas  aprovadíssimo, acabou rapidamente...

Para terminar, só resta agradecer o PÃO nosso de cada NATAL:

·       Dudão – 10kgs de bacalhau norueguês dessalgado, requeijão, tapioca, carne do sol, puba, farinha – chegou e arriou a bagagem estilo Nicacia.

·         Mariana – Vinhos, queijos, cafés especiais, mix de sementes.

·         Ivan e Iuri – Superpão de São Paulo, pãozinho delícia, queijo cuia, presunto tender, cerveja e refrigerante.

·         Rose Any – maionese de camarão

·         Anilza e Jussara – Camponata de berinjela e pães.

·         Alex – sorvete e refrigerante.

·         Saul – carne de porco de sol e farinha copioba legítima.

·         Noelia e Lila – quibes e chimangos.

É obvio que dessa lista  ainda há muito a ser consumido...

E assim, sob nova direção, deu certo o tradicional almoço de Natal ... Amém!...



Um comentário:

Mariana disse...

Adorei o Natal e o SUPER Pão, meus olhos chegam a brilhar quando lembro dele... huahauahua
Com certeza o almoço de domingo não chegou aos pés da variedade gastronomica de Conquista, mas com certeza todos ficaram de barriga cheia e satisfeitos! ;)
E que venham os próximos, sempre ZEN!

Homenagem a Fernando na MOVEBA/FIEB

  Hoje ao celebrarmos o Dia do Moveleiro não poderíamos deixar de lembrar e homenagear o nosso saudoso Fernando Andrade Barreto, que nos dei...