segunda-feira, fevereiro 11, 2019

É melhor o frio ou o calor?

Quando cheguei na Austrália em Abril passado o comentário das pessoas é que aquele seria o inverno mais frio dos últimos tempos e para mim foi bem frio sim, onde moro chegou a -3 e ficou difícil tomar banho, mas me acostumei com o frio, um café quente e um cobertor resolveram a parada. No frio dorme-se confortavelmente e vive-se confortavelmente se você tiver roupas de frio – óbvio. Mas ninguém tinha dito nada sobre o calor dessa região, até que começou a pintar o verão. Começamos tirando os casacos, depois passamos a vestir camisas sem mangas e comecei a me sentir no Brasil, no inicio foi uma beleza 33, 35 e 38 graus eu estava em casa, até que começou a fazer 42, 45, 48 graus, em alguns locais passou de 50. Nessa temperatura não há roupa que resolva, o vício de café vira uma tortura e entrar e sair do ar-condicionado é pior para a garganta, estou tossindo há duas semanas. 

No meio da suadeira vi uma entrevista de um Geólogo dizendo que não há aquecimento global e se houvesse seria melhor para a humanidade, pois foi no calor que se desenvolveram as grandes civilizações no passado... um gota de suor escorria de minha testa quando vi.


Não sei quanto aquecimento global, mas sobre o calor ser melhor para a civilização eu tenho minhas dúvidas. Apesar dos povos árabes terem sido grandes civilizações no calor,  minha percepção é que o frio agrega mais,  claro que não o frio dos pólos, mas um inverno rigoroso convivendo com um verão produtivo me parece ser uma parceria melhor para a vida humana do que um calor infernal o ano todo. Vejam que a civilização que ficou nesse “meio de mundo” – perto da linha do Equador, em grande parte se estagnou, acho que só se salva Cingapura. Na borda dos trópicos só tem “quebrado” tirando a Austrália no sul. 


Apesar de termos exceções, creio que dá para dizer que  os povos do meio do mundo são além de sofridos sem perspectiva de mudança desse aspecto a longo prazo, seria o calor uma dessas causas?


Se for então, ar-condicionado neles!


Um comentário:

Bel B disse...

E a gente aqui se queixando de 35º ... isto é, no Itaigara segundo a moça do tempo, pois aqui em Amaralina o máximo que vi foi 31....
Nem frio demais, nem calor demais... O verão em Salvador satisfaz, é quente, mas não 40 graus a sombra como o Rio, porém queria um inverninho de 12 a 15 graus...

Homenagem a Fernando na MOVEBA/FIEB

  Hoje ao celebrarmos o Dia do Moveleiro não poderíamos deixar de lembrar e homenagear o nosso saudoso Fernando Andrade Barreto, que nos dei...