segunda-feira, novembro 26, 2012

Fim de semana em São Paulo

O principal motivo do fim de semana em São Paulo, além de encontrar Eleusa e sua trupe, foi a ópera Macbeth, no Theatro Municipal, uma montagem do diretor americano Bob Wilson, com o elenco principal italiano.
Fernando logo se manifestou que iria para São Paulo, pois estava com saudade de Enrico, ópera nem pensar. Escolhi ver Macbeth no domingo, às 17h, pois como não teria companhia, melhor este horário. Qual não foi minha surpresa quando Eleusa me disse que ela, Leon e Elaine iriam me acompanhar. Eles queriam conhecer o teatro.


Leon e Elaine


Fiquei preocupada imaginando que seria um programa pesado para quem não curte ópera. Havia me esquecido que Leon agora é estudante de música, está aprendendo acordeon e tem aulas de teoria musical. Por sinal, tivemos uma conversa muito proveitosa para mim sobre melodia, harmonia, arranjos e outros detalhes da música, pois eu sou apenas uma apreciadora sem nenhuma base. Então devido ao seu interesse musical, pensei, que talvez não fosse tão difícil ver uma ópera. Não foi. O resultado foi que ele adorou. Elaine também. E até Eleusa curtiu um pouco...

Cena de Macbeth, no Teatro Municipal de SP
A montagem de Macbeth foi simples e moderna, bastante escura, quase tudo era negro, inclusive o figurino dos atores. Claros só mesmo os efeitos luminosos, alguns com luzes em néon. A soprano italiana Anna Pirozzi e o barítono, também italiano, Angelo Veccia, que interpretaram Lady Macbeth e Macbeth emocionaram com suas vozes poderosas.



No hall de entrada do teatro

Foi uma tarde auspiciosa: em pleno século XXI, um texto de Shakespeare ( de 1606), com música de Giuseppe Verdi (1813-1901), num teatro construído no inicio do século XX, (lotado), eu e Eleusa com nossos sessenta e poucos anos, acompanhadas por jovens de trinta e poucos, todos nós envolvidos numa única magia: a música.

+++++++++++++       +++++++++++++    +++++++++++++   ++++++++++++   ++++++++++++++
No sábado a noite eu e Eleusa fomos ao teatro ver a peça “12 homens e uma sentença”. Fernando que nos acompanharia, desistiu, devido a uma forte gripe. Para alguns, duvidosa, devido a propaganda que ele faz “ Vá ao teatro, mas não me chame”.

Sexta e sábado durante o dia, foi curtição com Enrico (= mc²), quase mata o “véi...”.

9 comentários:

Igor Matos disse...

Ferna, estou com vc. Ópera, teatro e show musical eu tô fora.

Daniela disse...

Igor, acho que esses programas não eram nada se comparado ficar com o Enrico.

eleusa disse...

Foi um final de semana maravilhoso e bem movimentado. Sábado, toda a família Risso reunida no almoço. Pango morrendo de saudades do Enrico, fui buscá-lo na escola na sexta. O cara entrou aqui com todas as pilhas carregadas e logo Pango propôs uma brincadeira de dormir. Não teve acordo. Só parou no sábado a tarde qdo foi embora e o Pango chegou a conclusão que estava com uma saudade aliviada.
Bel conquistou adéptos para a jornada dela de óperas. Já estão vendo qdo será a próxima.
Mas... independente de óperas, venham mais vezes, foi muito gostoso estarmos todos juntos.

Leon Risso disse...

Tia, achei a Ópera um espetáculo, e realmente quando começamos a estudar música, aprendemos a apreciar de forma diferente. Vou transcrever aqui um comentário do Maestro sobre a obra Macbeth de Verdi.

"...... a brusca interrupção daquela música alegre, com súbita mudança de tonalidade, quebra do discurso melódico fácil e a introdução de grandes contrastes na orquestração, impulsiona nossa percepção para outro universo dramático."
"..... Verdi utiliza tonalidades completamente afastadas no campo harmônico para compor a música desses dois momentos..... ..... mesmo que não seja necessário que reconheçamos essas tonalidades intelectualmente, nossa audição nos faz sentir o profundo distanciamento e contraste entre o momento inicial e final dessa cena."



Igor Matos disse...

Ferna, soltou mil colorido para Enrico dormir?

Alvaro Risso disse...

Esse é meu filho, puxando o bisavô, q segundo consta, cantou nesse municipal.
Bel, gostei do E(nrico)=mc2. Eu senti isso na Disney.

Fernando disse...

Igor, chamei Enrico para brincar de dormir, mas ele não topou. Esqueci de oferecer os mil colorido, mas no sábado ofereci tudo do Homem Aranha...
Finalmente a mãe levou e deu aquela saudade aliviada... até 2020.

Fernando disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando disse...

Meu bisavô cantou na Ópera de Paris, mas até o momento minha vocaçao musical nao despertou...

Casamento de Amelinha e Arlindo - 1947

Casamento de Amelinha e Arlindo 1 - Maria Rosa Andrade 2 - Nicácia Andrade 3 - Amelinha Barreto 4 - Arlindo Martins 5 - Cecília Martins 6 - ...