segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Em busca do livro certo: Armas, germes e aco

Desde novo sempre gostei muito de ler. Lia tudo, mas acabei seguindo engenharia pois matematica e fisica fazia sentido. Historia e geografia era so decoreba nao fazia sentido. Decorar o nome da capital de mais de 100 paises, estudar batalha do Riachuelo e dia do Fico, nao fazia sentido.

Quando vim estudar nos USA em 1974 tive meu primeiro choque. Algumas materias tecnicas que dificultaram minha vida em Sao Paulo de repente com o livro certo e professor certo se tornaram favoritas. Eu me lembro de mecanica dos fluidos como a mais importante desta categoria.

Tambem sempre tive uma grande curiosidade de entender historia e geografia. Porque o Brasil com todos os recursos e gente nao progredia como EUA e Europa?

Desde entao tenho procurado e achado os livros certos. Vou comecar a escrever um por vez aqui no CA. O de hoje e um dos livros mais importantes desta viagem a compreender nossa historia. "Armas, germes e aco" do escritor Jared Diamond teve uma grande influencia para mim. O escritor era medico e professor de fisiologia que mudou para geografia e antropologia. Antes deste livro eu achava que antropologia era palavrao, mudei completamente.

Neste livro ele analisa a historia da humanidade do inicio. Como iniciou na Eurasia e outros lugares e como cresceu ou definhou. Ele utiliza exemplos muito interessantes para aticar a curiosidade do leitor: como Pizzaro com 800 soldados espanhois derrotou 80.000 incas. Ele da um grande peso a geografia como a causa de crescimento de uma civilizacao. Civilizacoes em locais que podem se expandir na direcao leste-oeste crescem, com expansao Norte-Sul morrem. Isto resulta do fato que o clima e o mesmo na direcao leste-oeste, portanto e facil expandir com os mesmos produtos agricolas e animais.

Por isso a maior expansao da humanidade a longo prazo se deu na Eurasia, onde existe uma grande extensao de terra na direcao leste-oeste. O fator geografia e muito reforcado no livro, mas ele tambem faz varias analises brilhantes com outros fatores. Por exemplo, varias civilizacoes pequenas e grandes falharam ao longo do tempo por se isolarem por necessidade ou por escolha. A China era enorme e produtiva no seculo 14, mas acabou diminuindo por escolher o isolamento.

Porem a razao que eu gostei tanto do livro nao e que eu aceite todas as ideias do autor, mas o fato que a evolucao da humanidade pode ser analisada de maneira logica! Eu posso explicar por que tinhamos indios no Brasil antes do portugueses e nao uma civilizacao avancada. De repente meu raciocinio e valido, e mesmo antropologia explicada de uma maneira logica e sensata nao e palavrao.

4 comentários:

Bel B disse...

Eu me lembro que no primário e ginásio (que coisa mais antiga!.. como é o nome agora?) eu detestava História e Geografia. Sempre gostei de Português e Matemática.
Na faculdade já me interessei mais pelas Histórias (da Arte e da Arquitetura). Hoje leio um pouco de história, baseada nas indicações de Igor e de Flori.
É bom ter várias indicações.

Karla disse...

Entendo perfeitamente o que vocês estão dizendo. Comecei o curso de História aqui em Conquista e estou adorando! Pouca gente entendeu porque estou fazendo isso. Não abandonei a Fisioterapia, não. Mas estou adorando estudar História com outro olhar. Bel, acho que vc iria gostar.

Anete disse...

Meu sonho de consumo hoje em dia é fazer um curso de Gastronomia, estou adiando para fazer quando aposentar.

Fernando disse...

De Nelson Rodrigues a Kafka.. ainda não achei o livro certo.
Prefiro meu I-PAD II...

Homenagem a Fernando na MOVEBA/FIEB

  Hoje ao celebrarmos o Dia do Moveleiro não poderíamos deixar de lembrar e homenagear o nosso saudoso Fernando Andrade Barreto, que nos dei...