segunda-feira, agosto 16, 2010

Choro Cantado



IGNEZ CARVALHO -nasceu em São Paulo e trabalhou com diversos grupos de teatro. Na França estudou música e participou de vários grupos de Jazz e MPB. Entre diversas co-produções com artistas brasileiros e estrangeiros gravou o seu CD "Alquimia do Tempo" com suas próprias composições e em colaboração com o consulado brasileiro em Frankfurt.

Atualmente mora na Alemanha e trabalha como cantora, guitarrista e musicoterapeuta.

O projeto atual "O choro cantado" é um tributo ao choro e seus maravilhosos compositores, como Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim entre outros. Seu objetivo é mostrar que o choro não é somente uma música instrumental como muitos pensam, mas também oferece textos poéticos e ritmicamente interessantes. A idéia deste projeto é divulgar a boa música popular brasileira e oferecer ao público baiano um espectro musical ainda tão pouco explorado em Salvador.
A parceria com excelentes músicos como Robson Barreto (Vilonista), Carlos Chenaud (Violonista) e Antonio Lima (Percussionista) tornou possível a realização deste projeto.

Mais detalhes dos músicos:

ROBSON BARRETO – É natural de Vitória da Conquista. Graduou-se em Bacharelado em Violão na UFBA. É mestre e doutor em Música pela UFBA. Em suas atuações como violonista realizou vários recitais tanto como solista quanto em formações camerísticas. Acompanhou o cantor Xangai em diversas capitais brasileiras participando da gravação do CD “Eugênio Avelino – Xangai”. Integrou o grupo de choro “Os Ingênuos”, com o qual gravou o CD “Ingênuos e Convidados” com participação de Raphael Rabello, Paulo Moura, Fred Dantas, Orlando Silveira, Armandinho, Joatan Nascimento e Rowney Scott. Foi fundador do grupo musical “Janela Brasileira”, com o qual gravou o CD “Janela Brasileira” e participou de diversos projetos culturais em Salvador, tendo também se apresentado em São Paulo, Brasília e em Marseille na França. Atualmente é professor da Escola de Música da UFBA.

CARLOS CHENAUD - Professor de violão do Instituto de Música da UCSAL e do Colégio Manoel Novaes. É Graduado em Instrumentos Musicais e Pós-graduado em Metodologia da Pesquisa Científica pela UCSAL. Concluiu o curso de Mestrado em História Social pela PUC de São Paulo. Integrou diversos grupos musicais como: Operanóia, Trio Kamerata, Chico Queiroga, Janela Brasileira e Confraria da Bazofia. Viajou em turnê para São Paulo e nordeste com Joel Navarro e para Alemanha com o grupo "Os Ingênuos". Já atuou ao lado dos artistas: Cinho d'Amatta, Lazzo, Abel Lobo, Chico Evangelista, Capinam, João Bosco, Gilberto Gil, Tom Zé, Altamiro Carrilho, Aroldo Macedo e Yamandu. Participou do dia do samba acompanhando Edil Pacheco, Nelson Rufino, João Nogueira, Jair Rodrigues, Elza Soares, entre outros. Recentemente participou das gravações do Cd do cantor Riachão e dirigiu e tocou no show de Andréa Daltro - Chorando de Alegria.

Antonio Lima – Conhecido carinhosamente como Rabicó, natural de Salvador – Ba, percussionista, autodidata e com atuação com diversos artistas da cena musical baiana , tais como Carlinhos Brown, Lui Muritiba, Jorge Zarath, Banda Reflexus e muitos outros. Tendo participado de diversos grupos de samba e choro , tais como Última Hora, Olho D’Agua e Raízes do Sol.


5 comentários:

Unknown disse...

Comprei um CD dela, muito bom, voz linda. Se der sexta estarei lá.

Robson disse...

Conheci Ignez na Escola de Música num seminário no qual ministrei uma oficina de choro. Ela cantou alguns choros e surgiu a proposta de fazer esse show. Para mim foi uma nova experiência acompanhar o "Choro Cantado". Anete já qualificou Ignez e assino em baixo. É uma artista com muita experiência, mora na Alemanha a 20 anos e atua como cantora e Musicoterapeuta. Vale a pena conferir.

Robson disse...

Valeu Bel, obrigado pela força de mostrar o resultado da nossa apresentação.
Sei que Fernando ficou meio indignado com o local, mas alí tem um magia especial, as donas são musicistas, de frente para o mar e, o mais especial... em frente a casa de Yemanjá... que a rainha do mar nos abençoe... Saravá.

Betty Boop disse...

Adorei o upgrade do post!! Tomei um susto...
As fotos tb ficaram ótimas!!
Bom trabalho tia Bel!!

Bel B disse...

Concordo que o lugar não é muito legal, tanto em conforto como em serviço. Mas o Show foi 10, compensou tudo.
Rose, só fiz postar, o texto não é meu....

Casamento de Amelinha e Arlindo - 1947

Casamento de Amelinha e Arlindo 1 - Maria Rosa Andrade 2 - Nicácia Andrade 3 - Amelinha Barreto 4 - Arlindo Martins 5 - Cecília Martins 6 - ...