domingo, novembro 23, 2014

Bandido é exceção...

Certa vez li um artigo numa revista em que o autor dizia que notícia é um acontecimento relevante que merece destaque na mídia, não é a regra, ou acontecimento cotidiano, que notícia é a exceção. Então se havia notícias ruins era bom, significava que acontecimentos ruins eram exceções.  Problema seria se as coisas boas fossem tão raras que virassem notícias.

Lembro-me disto quando vejo determinados destaques nos jornais para coisas que deveriam ser normais. Por exemplo, uma pessoa encontrou uma mala cheia de dinheiro num prédio e devolveu ao dono.  Honestidade virou notícia?

No país da impunidade, cada dia mais, a seriedade está virando notícia.  Vejo quase que diariamente no Facebook, pessoas elogiando outras ou a si próprias por atos que deveriam ser considerados normais. Alguém devolveu um troco que recebeu errado, guardou algum objeto para entregar ao dono que esqueceu. Coisas simples do nosso cotidiano que passaram a nos surpreender, pois parece que  o normal é “todo mundo é bandido e só quer levar vantagem”....

Esta semana que passou tive algumas  boas surpresas. Paguei  um estacionamento, recebi o troco e quando já estava no portão de saída, alguém bateu no vidro do carro. Era a moça do estacionamento que me devolveu o dinheiro,  pois quando ela foi checar verificou que eu estava no tempo de tolerância.  Logo em seguida parei  no sinal fechado e uma moça passou na frente dos carros deixando cair algo. Um motoqueiro que estava atrás se adiantou, pegou e devolveu  à moça.

Fui para o cinema, Cine Vivo, uma sessão as 15:05h. Quando cheguei as 14:45h ainda não estava vendendo ingressos, pois havia um problema no sistema. Várias pessoas foram chegando e engarrafando  junto à bilheteria. As 15h tomaram uma decisão inteligente, liberaram para todos entrar e pagar na saída. Foi tranquilo,  na saída todos se dirigiram à bilheteria, sem nenhuma pressão. É bom quando as coisas funcionam assim.
E hoje pela manhã no Supermercado, não tinha empacotador, o cliente que vinha atrás de mim, passou na minha frente e embalou toda minha compra....

Realmente foi uma semana auspiciosa... e bandido é exceção.

Sábado, 22/11/14

3 comentários:

Mariana disse...

Estou impressionada com seu relato, infelizmente. Voltei agora de um passeio no mundo 'civilizado' e ainda ando super assustada nas ruas.

eleusa disse...

Maravilhoso saber dessas gentilezas, significa que ainda temos esperança de um mundo melhor.

Bel B disse...

Realmente temos que ficar atentos o tempo todo, infelizmente é a nossa realidade.
Só não podemos generalizar dizendo que todos são bandidos... Afinal, nós
estamos nesta barca também...

Casamento de Amelinha e Arlindo - 1947

Casamento de Amelinha e Arlindo 1 - Maria Rosa Andrade 2 - Nicácia Andrade 3 - Amelinha Barreto 4 - Arlindo Martins 5 - Cecília Martins 6 - ...