segunda-feira, outubro 14, 2013

Porque Nacoes Fracassam

Acabei de ler um livro excelente com o titulo acima de Daron Acemoglu e James Robinson.

Este livro e um grande sucesso aqui, tem grandes discussoes com Jared Diamond que escreveu "Guns, Germ and Steel" outro grande livro.

Para quem se interessar a Saraiva tem a venda no site em portugues, tanto em papel como digital.

O livro e grande e complicado, vou tentar apresentar aqui um sumario facil.

A teoria deles e que existem 2 tipos de sistemas economicos: extrativo e inclusive. Na economia extrativa existe uma elite que extrai o dinheiro dos outros. Exemplos extremos sao a escravidao e o sistema de servos que existiu no leste da Europa por muito tempo. A economia inclusive comecou na Inglaterra, depois foi aos Estados Unidos, onde todos tem direito a trabalhar e ter propriedades. E importante que o sistema legal funcione bem, todos iguais e com direito a propriedade.

Um grande problema da economia extrativa e que ela bloqueia novas ideias que possam levar a "criacao destrutiva", as elites defendem o "status quo" para manter o sistema. A "criacao destrutiva" e essencial para o crescimento.

A segunda parte da teoria deles e que sistema economicos resultam de sistemas politicos. Para chegar a uma economia inclusive e necessario direito ao voto e justica funcional, e a participacao do povo vigiando os governantes.

O livro introduz a teoria e passa a analisar fatos da historia que demonstram e provam a teoria. A Inglaterra do seculo 19 foi resultado nao so da revolucao industrial como tambem da economia inclusive que resultou da politica inclusive.

Uma das discussoes e que pode haver crescimento com economia extrativa, mas nao e sustentavel. A Russia do seculo 20 e um exemplo destes.

Fica interessante nas ultimas 30 paginas onde ele discute o Brasil. Para eles a historia do PT e um avanco na politica brasileira com o dominio do povo atraves do voto. Ele descreve os sindicatos e a formacao e crescimento do PT como um grande avanco politico.

Atencao anti-PT nao se agitem vou apresentar o outro lado. Ele conta a historia da Revolucao Francesa, que aconteceu em 1789 e demorou ate 1870 para chegar a uma politica inclusive estavel. Achei muito interessante a explicacao dele do papel de Napoleao nas mudancas da Europa. Napoleao desmanchou os sistemas de servidao na Europa toda, nao so na Franca. O Oeste da Europa que foi dominado por Napoleao deslanchou, o leste manteve a extracao so deu para tras. O ponto e que mesmo com tudo dando certo, este tipo de transformacao demora. 20 anos de PT e nada comparados com 81 anos na Franca.

O outro exemplo muito relevante e Argentina. A Argentina foi mais rica que Inglaterra no inicio do seculo 20, mas sempre teve uma aristocracia que extraia sua renda do povo. A lideranca politica passou por varias ditaduras e oficiais eleitos, mas uma elite ou outra sempre dominou e manteve politica e economia extrativa.

Minha analise e que o PT foi um grande passo a frente, mas pode dar um passo atras e seguir em frente como a Franca ou desandar como a Argentina. Acho que todos nos estamos conscientes disto, nossa obrigacao e vigiar e cobrar o PT para evitar que volte a sistemas politicos e economicos extrativos.

Ate ai concordamos, o que nao concordamos e como fazer isto. Ficar vociferando e reclamando do PT nao tras solucoes, temos que trabalhar para oferecer opcoes validas a lideranca do PT.

E o livro? fora de serie, eu tinha que ler. Porem como a maioria dos livros recentes de economia peca na polarizacao, defende uma teoria so quando na realidade e teoria deles e um ponto importante mas nao invalida todas as outras.

Lula (dasequacao)

2 comentários:

Anônimo disse...

Ou o livro é bom, ou é grande e complicado.

O verdadeiro Provocador.

art disse...

Lula, não achei nada de novo (pelo menos no que vc colocou no release). As questões são um pouco mais complexas, e o historicismo de Hegel, usada pelos autores desse livro me parece um pouco ultrapassada (ver Karl Popper, "Os inimigos das Sociedades Abertas").

Casamento de Amelinha e Arlindo - 1947

Casamento de Amelinha e Arlindo 1 - Maria Rosa Andrade 2 - Nicácia Andrade 3 - Amelinha Barreto 4 - Arlindo Martins 5 - Cecília Martins 6 - ...