domingo, setembro 08, 2013

Democracia

Com o grande numero de posts politicos e opinioes sobre o papel do blog eu respondi a varios mas quero apresentar meu ponto de vista diretamente e solicitar comentarios.

Eu sai do Brasil em 1974 na epoca da ditadura e vim morar nos Estados Unidos. Duas coisas me marcaram naquela epoca. Assisti o filme "Z" de Costa-Gravas na televisao, que era totalmente proibido no Brasil e acompanhei o processo de impeach e por fim a renuncia de Nixon.

A primeira pergunta era: por que "Z" que e contra o imperialismo americano pode ser visto nos Estados Unidos e nao no Brasil? Em segundo lugar foi que fui surpreendido pela renuncia de Nixon, pois de acordo com meu know-how de politica brasileira nao ia sair nunca.

Antes que me chamem de "gringo", quero explicar que estava comparando o Brasil e os Estados Unidos de 1974. O Brasil de hoje e outro pais. Temos liberdade de imprensa e de ler e assistir qualquer coisa, e temos o voto democratico. O Estados Unidos neste periodo piorou, nao repressao direta, mas a maioria esta complicando as liberdades.

Por estas e outras sou defensor da democracia e auto-determinacao acima de tudo. Se o povo da Venezuela escolhe Hugo Chavez, tenha Hugo Chavez e aguente as consequencias. A democracia e o direito de cometer erros e a responsabilidade de aguentar os resultados.

Minha obrigacao como parte da sociedade e lutar pelo que acredito, fazer campanha pelo meu candidato, mas tambem tenho que acatar os resultados do voto publico.

Eu dou a todos o direito de ser contra Lula e PT, e escrever o que quiserem para expor e defender sua opiniao. Por outro lado, eu tenho o direito de ser a favor de Lula e PT e tambem expor e defender minhas ideias. Tambem nao aceito ataques a minha inteligencia por 2 razoes: Primeiro eu sei que sou inteligente, e em segundo lugar como parte da democracia eu tenho o direito de ser burro se fosse o caso.

Quanto ao blog, a definicao que tenho de Bel e Fernando que geraram o blog e que e um espaco livre. Quem nao gosta de politica pode pular o artigo e ler o proximo. Eu discordo totalmente que ninguem esta aproveitando, eu acredito que existem pessoas lendo e aprendendo. Eu estou aproveitando, tanto lendo como criando.

Nenhum comentário:

Homenagem a Fernando na MOVEBA/FIEB

  Hoje ao celebrarmos o Dia do Moveleiro não poderíamos deixar de lembrar e homenagear o nosso saudoso Fernando Andrade Barreto, que nos dei...