segunda-feira, abril 02, 2012

Economia, a nova fronteira

No ultimo ano resolvi estudar economia. Esta muito interessante, mas ainda tem muito o que aprender, como estou me divertindo e quero dividir com voces.

A economia e um assunto muito polemico e interessante porque e novo. O primeiro livro conhecido foi em 1700 quando fisica, matematica e outras disciplinas ja estavam velhas. Outro resultado importante das mudancas do mundo e que a economia de 1700 tem muito pouco valor pois o problema nao so mudou como aumentou astronomicamente.

Os economistas classicos acreditavam em leis simples que os faziam crer que a economia achava o seu equilibrio naturalmente. Mesmo hoje, os monetaristas de Milton Friedman e companhia ainda pregam isto. Tambem estudavam um assunto por vez, e criaram leis simples que atendiam aquele assunto, sem uma visao global. Tres exemplos de leis ou regras:

1 A lei de Say: A economia alcanca um equilibrio sem desemprego, pois quando a oferta de emprego cai o salario cai abrindo mais oportunidades para trabalho.

2 - Lei da oferta e demanda: A demanda por produtos e servicos cresce para consumir a oferta.

3 - Padrao ouro: a quantidade de meio circulante de um pais esta atrelado as reservas de ouro.

E facil ver que estas regras poderiam fucionar no seculo 17, mas hoje estao sem valor.

A grande mudanca no pensamento economico veio atraves de John Maynard Keynes. Keynes criou novas leis e regras no inicio da carreira, depois escreveu "General Theory ..." que foi o inicio da macroeconomia, onde se analisa economia como um todo e nao as partes em separado. Finalmente, um pouco antes de morrer liderou a conferencia de Bretton Woods apos a segunda guerra que definiu o sistema economico internacional dos proximos 50 anos, inclusive criacao do FMI.

Estou estudando o "General Theory ..." dele, que vai requerer muita dedicacao. Mas outras coisas dele que ja compreendi ja me ajudam entender muita coisa.

O primeiro grande momento de Keynes foi em 1919. Ele abandonou a conferencia de Versailles onde se negociaram tratados do fim da Primeira Guerra mundial. Os paises aliados exigiram reparacoes enormes da Alemanha, Italia e Austria, o que segundo Keynes levaria a regimes totalitarios nestes paises. Portanto ele previu Hitler e Mussolini em 1919.

O proximo grande passo foi o conceito de demanda agregada. A saude da economia depende de uma alta demanda agregada que e a soma da demanda comum mais os bens de capital adiquiridos pelos empresarios. Ele explicou a grande depressao de 1929 nos Estados Unidos resultando dos capitalistas guardando os lucros em vez de reinvestir, diminuindo a demanda agregada.

Keynes continua sua analise em outras areas, explicando que a lei de Say nao e valida pois os salarios nao sao totalmente flexiveis como previsto nesta lei. O equilibrio da economia pode nao resultar em baixo ou nemhum desemprego.

Com todas estas coisas que Keynes fez ele tambem recomendou na decada de 1930 nos Estados Unidos que o governo deveria tomar dinheiro emprestado e fazer obras para injetar dinheiro na economia e revitalizar a economia. Por isso muita gente nos Estados Unidos ve Keynes como um vilao que prega gastos do governo.

2 comentários:

Anete disse...

Não entendo nem de economia doméstica......
Até os EUA que era uma economia segura, dançou...
Teorias à parte, só a análise do passado é real, o resto é adivinhação - assim como algumas cartomantes adivinham, acontece também com alguns economistas (embora os economistas trabalhem com dados, fómulas, etc.).

Bel B disse...

Eu, como Anete, também não curto economia! Já tentei ler um pouco do assunto mas acho muito chato!...

Casamento de Amelinha e Arlindo - 1947

Casamento de Amelinha e Arlindo 1 - Maria Rosa Andrade 2 - Nicácia Andrade 3 - Amelinha Barreto 4 - Arlindo Martins 5 - Cecília Martins 6 - ...