sexta-feira, março 09, 2012

O FOGÃO DE MOZART

Há um tempo atrás fui a Three Hills com Fernando passar um final de semana e estavam lá Janete, Jandira e Lucinha. Eu estava no quarto e ouvia o papo deles na cozinha confabulando sobre uma futura reforma que poderiam fazer na casa. E a discussão girava em torno do Fogão de Mozart. E eu pensei? Quem será este Mozart? E como é este fogão?

Cozinha da casa de Mozart - Salzburg

Quando o pessoal se reúne em Three Hills há uma forte tendência saudosista, pensei então, que Mozart poderia ser o cara que chegou lá por engano e se estabeleceu, ou seria o marido da mulher da perna de pau?... Enfim alguém da história de Three Hills.

Qual não foi a minha surpresa ao descobrir que estavam falando de Amadeus Mozart (1756-1791), este mesmo, o compositor.



Jandira defendia a idéia de derrubar um fogão a lenha que existia na cozinha, eu totalmente a favor. Fernando argumentava que era um absurdo, pois o fogão a lenha de Mozart ainda permanece conservado na casa em que ele morou em Salzburg. Realmente visitamos a casa de Mozart quando estivemos em Salzburg, mas não me recordo do referido fogão. (V.  foto que consegui na Internet).

No ano passado resolveram fazer a reforma do jeito Fernando... quebraram a cozinha toda, sanitários, varanda, etc... e agora há uma nova cozinha, padrão Letto. 

Cozinha - padrão Letto


Fogão inacabado
E iniciaram a construção do Fogão de Mozart. Como todo compositor tem uma sinfonia inacabada, eis aí,


... Pelo minha experiência, obra não termina, abandona-se, então minha proposta aqui é Abaixo o Fogão de Mozart! ... o de Three Hills, é claro.


Na minha infância, havia na minha casa em Conquista, fogão a lenha e fogão a pó de serra, este mais econômico pois a matéria prima era gratuita. Para ferver uma água, um exercício de paciência. Pelo menos o dia era mais comprido naquela época!

Eu me considero muiiiito conservadora, mas em pleno século XXI, dos microondas, grills, cafeteiras, forno elétrico, etc.? Quem precisa de um fogão a lenha?

Os defensores dizem que será bom no inverno. É lareira?? Oxe, oxe, que moda!

Se fizer frio é um bom motivo para a gente tomar vinho e fazer Fondue!

2 comentários:

art disse...

/gostei do fogão, pode não ser parecido com o Mozart mas é um bom começo.

Betty Boop disse...

gostei do detalhe de tio Fernando e cia lembrarem do fogao de Mozart!! @_@

Homenagem a Fernando na MOVEBA/FIEB

  Hoje ao celebrarmos o Dia do Moveleiro não poderíamos deixar de lembrar e homenagear o nosso saudoso Fernando Andrade Barreto, que nos dei...