quarta-feira, dezembro 01, 2010

Mais números do flagelo

Você ouve falar em DÍVIDA EXTERNA e DÍVIDA INTERNA em jornais e TV e não entende direito. Vamos explicar a seguir:

DIVIDA EXTERNA
é uma dívida com os Bancos,Mundial, o FMI e outras Instituições, no exterior em moeda externa.
DIVIDA INTERNA
é uma dívida com Bancos em R$ (moeda nacional) no país.

Então, quando LULA assumiu o Brasil, em 2002, devíamos:

ü Dívida externa = 212 Bilhões
ü Dívida interna = 640 Bilhões
ü Total da Dívida = 851 Bilhões

Em 2007 Lula disse que tinha pago a dívida externa. E é verdade, só que ele não explicou que, para pagar a dívida externa, ele aumentou a dívida interna:

Em 2007 no governo Lula:
ü Dívida Externa = 0 Bilhões
ü Dívida Interna = 1.400 Trilhão
ü Total da Dívida = 1.400 Trilhão
ou seja, a Dívida Externa foi paga, mas a dívida interna quase dobrou.
Agora, em 2010, você pode perceber que não se vê mais na TV e em jornais algo dito que seja convincente sobre a Dívida Externa quitada.
Sabe por que? É que ela voltou...

Em 2010 no governo Lula:
ü Dívida Externa = 240 Bilhões
ü Dívida Interna = 1.650 Trilhão
ü Total da Dívida = 1.890 Trilhão

ou seja, no governo LULA, a dívida do Brasil aumentou em 1 Trilhão !!!

Daí é que vem o dinheiro que o Lula está gastando no PAC, bolsa família, bolsa educação,bolsa faculdade, bolsa cultura, bolsa para presos, dentre outras mais bolsas...e de onde tirou 30 milhões de brasileiros da pobreza !!! E não é com dinheiro do crescimento, mas sim, com dinheiro de ENDIVIDAMENTO.

Compreenderam? Ou ainda acham que Lula é mágico?
Ou que FHC deixou um caminhão de dólares para Lula gastar?

Os brasileiros, vão pagar muito caro pela atitude perdulária do governo Lulla, que não está conseguindo pagar os juros dessa "Dívida trilhardária" tendo que engolir um "spread"(txa. juros) muito caro para refinanciar os "papagaios", sem deixar nenhum benefício para o povo, mas apenas DIVIDAS A PAGAR por todos os brasileiros,que pagam seus impostos...!!!


Por Waldir Serafim, economista


" O maior castigo para aqueles que não se interessam por política, é que serão governados pelos que se interessam." Arnold Toynbee

Um comentário:

Álvaro disse...

Arthur,
eu li esse artigo no jornal e discordei dele em dois pontos: a)O demiurgo não pagou a nossa dívida externa e sim apenas antecipou o pagamento final da dívida com o FMI. O caixa do governo tinha algo como US$200 bilhões para uma dívida menor que isso, logo dava para pagá-la totalmente, mas não fazia sentido pois não estava vencida; b) Ele diz q em 2010 a dívida externa voltou o q não ocorreu. Na verdade ela continuou a existir só q não vencida. O que ficou então, foi o crescimento da dívida interna, pois para fazer todos "esses investimentos sociais" e a roubalheira, não preciso de dólares apenas de Reais. Com isso a dívida interna do governo Lula passou de 600 bi para 1,6 tri. O Lula já foi tachado do HOMEM DE 1 TRILHÃO DE REAIS!