terça-feira, novembro 02, 2010

Estou ficando chata?

Aqui o Brasil se comemora o Halloween também...todos se vestem de bruxas ....vampiros.....e outros trens que devem existir acima do equador...

Uma vez Tio Charles foi a uma festas dessas.....comprou 1kg de gesso....mercúrio cromo 1 litro....e 10 km de gase. Fizemos o gesso e colocamos em seu braço...jogamos mercúrio pelo corpo....enfaixamos a cabeça....rasgamos uma bermuda branca.....ficou parecendo um doente fugido do hospital misturado com o projeto de múmia que não deu certo....

Como era na Pituba tiveram que estacionar o carro um pouco longe....Charles então resolveu esperar sozinho na Manoel Dias (antes da Reforma). Era noite escura de lua cheia...e aquele ser mal assombrado (Nelsão teria matado, pois tinha medo de alma) no meio da avenida.....o gesso começou a endurecer.....Guida começou a demorar......todos os carros buzinando.....Charles...só tinha uma coisa...para fazer...pensar......pois correr era perigosos....” que diabo eu fiz...eu.... EU ....Charlão da Bahia...”

Aí me pergunto, e o Folclore Brasileiro?

Com o passar dos anos...depois que temos filhos é que voltamos a nos lembrar dessas “datas escolares” . A participação fica restrita aos que querem ver o seu pequeno brilhar nos desfiles e apresentações feitas pelas escolas, muitas vezes chatas, desorganizadas, onde os meninos começam a chorar... as mães...umas em cima da outras querendo tirar foto....e resto da sociedade apenas fica sabendo que alguma coisa está acontecendo...quando na rua passa um menino fantasiado.....indo para escola.

Além do Senhor do Bonfim, Nossa Senhora da Conceição, Iemanjá, que são festas populares Baianas, no 22 podíamos nos vestir de baiana....boi tatá...bumba meu-boi....caipora.....saci pererê....e sair pelas ruas cantando as cantigas de roda..........encantando as crianças com os nosso contos....

O dia 22 de agosto deveria ser uma festa de rua.... ter participação popular...., o problema é que iam começar a criar os camarotes , mas como a demanda é grande , não devemos deixar ninguém de fora, nem as Patrichatinhas, que iam de salto alto e maquiadas de Miss Sunshine, e nem os Maurichatinhos...., enfim ..... a festa é POP.

O Halloween assim como Rose relatou....parece ser é uma festa onde toda a família participa...crianças e adultos..não há ensaios......há preparativos.....e isso é muiiiito legal! Ah! A família estava elegantérrima..!

Eu não sou bairrista , mas só não quero comemorar no Brasil , dia de Ação de Graças e 4 de julho, também.

Eu que nasci com samba e vivo no sereno

topando a noite inteira a velha batucada”

“Enquanto houver Brasil... na hora das comidas

eu sou do camarão ensopadinho com chuchu! “

9 comentários:

Pat disse...

Também não quero comemorar o 4 de julho, mas uma festinha temática a mais é sempre bem-vinda! Podíamos reativar essa do dia 22 de agosto, aliás eu nem sabia da existência dela.

Naninha disse...

Pat...sempre que vejo uma festa da fantasia...só lembro de vc e Norminha...vc vestida de lua e ela de sol....Conrataram um maquiador do TCA....as duas tão alegres....

Igor Matos disse...

O problema do Brasil é que só presta o que vem de fora. Se vestir de vampiro é legal se vestir de bahiana ou Iemanjá é mico.

Betty Boop disse...

Estou com vc Naninha e Pat....Sempre gostamos de copiar o que vem de fora...e não vemos o que tem aqui mesmo, temos tanta cultura...muito mais que os americanos. Agora eles incorporam o que tem...e a gente não!!...Eu gostei do halloween...e o melhor são os preparativos...ir comprar a fantasia...as maquiagens....arrumar as casas...e ver as decorações...sair todos da rua juntos!! Isso é legal!!
interagir com a vizinhança...coisas que já não se vê pelo menos em SSA...
isso é legal!!

Pat disse...

Ah, eu me visto de baiana aqui no Rio quando faço um almoço baiano!!! Todos adoram a encenação, só não danço. Tô nem aí se é mico.
Vou postar a minha foto de Lua.

Bel B disse...

Adorei o texto. Só imaginar Charles na Manoel Dias, vestido de fugitivo de hospital... kkkk
Lembrei também das histórias de Leo quando era criança que foi para escola vestido de abelha...

CB disse...

Eu gosto é de caruru dos 7 meninos, tem batuque, gente dando santo e comida a rodo..

eleusa disse...

Dá prá acrescentar uns ovinhos nesse ensopado de chuchu?

Naninha disse...

Eleusa...acrescentar sempre dá...não pode tirar.....

Casamento de Amelinha e Arlindo - 1947

Casamento de Amelinha e Arlindo 1 - Maria Rosa Andrade 2 - Nicácia Andrade 3 - Amelinha Barreto 4 - Arlindo Martins 5 - Cecília Martins 6 - ...