terça-feira, agosto 31, 2010

JUNK SCIENCE

Painel da ONU para mudanças climáticas precisa de reformas urgentes, mostra relatório
Publicada em 30/08/2010 às 12h15m
- O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês), o braço das Nações Unidas que fornece informações científicas, técnicas e sócio-econômicas sobre o meio ambiente, precisa de reformas urgentes, mostra um relatório divulgado esta segunda-feira pelo Inter-Academy Council (IAC). A instituição, que reúne diversos especialistas do mundo todo, fez uma análise detalhada dos últimos erros cometidos pelo IPCC, e concluiu que é necessário fazer grandes mudanças administrativas no órgão para evitar problemas futuros.

As críticas contra a eficácia dos dados apresentados pelo IPCC vêm crescendo desde 2007, época em que foi divulgado um grande estudo sobre mudanças climáticas que continha vários erros. Uma das principais informações equivocadas foi a declaração de que as geleiras do Himalaia iriam derreter até 2035, dado refutado por cientistas de todo o mundo. A outra, que ficou conhecida como 'Climategate', veio à tona no ano passado, quando um cientista do IPCC foi acusado de alterar dados sobre o aquecimento global.

Por causa destes e de outros problemas encontrados na análise, a IAC pede uma reforma estrutural no corpo do IPCC, além de modificações na forma como dados científicos são apresentados a especialistas e leigos.

O IAC também recomenda que o IPCC aponte um novo diretor-executivo. Atualmente, os diretores do IPCC podem ficar no cargo por dois termos de seis anos, um prazo excessivamente longo, segundo o relatório. O ideal seria que o diretor executivo ficasse no cargo por no máximo seis anos, pelo período de pesquisa de apenas um grande relatório sobre o clima, e depois saísse da instituição.

Esperamos que isso seja somente o começo da profilaxia dessa "junk science";

3 comentários:

Igor Matos disse...

Acho que a humanidade deveria esta preocupada com coisas mais paupaveis. Ao contrario do que imaginamos n~ao temos controle nenhum sobre a natureza, vide o vulcao na islandia no inicio do ano. Pois 'e imagine ent~ao o choque de um asteroide ou um espirro do sol. Me poupem estes ecoterroristas.

Anete disse...

Concordo plenemente. Já nem confio mais em estatisticas médicas (tudo manipulado) quanto mais nos ecos.
Terrorismo puro.

CB disse...

Quem tiver a oportunidade assista o documentário ZEITGEIST .. não fala de ecologia, mas fala de abertura de "mercado".

Homenagem a Fernando na MOVEBA/FIEB

  Hoje ao celebrarmos o Dia do Moveleiro não poderíamos deixar de lembrar e homenagear o nosso saudoso Fernando Andrade Barreto, que nos dei...