terça-feira, julho 22, 2014

NOSTALGIA – Caminhada Primeiros Passos

Se acessarmos a primeira postagem deste blog,  de Julho de 2006, veremos que trata-se da Caminhada Volta da Bandeira, com detalhes e vários depoimentos. Este foi o motivo inicial da criação do blog.
Como todos sabem a primeira caminhada denominada Primeiros Passos, foi realizada em 1988, cujo percurso de 200km foi da Fazenda Brejão para a Fazenda Itapoã, na qual se levou uma bandeira, daí a Volta da Bandeira,  15 anos depois,  que foi o percurso inverso.
Fazendo uma arrumação na minha estante este final de semana eis que me deparo com vários documentos da primeira caminhada, então resolvi reproduzir alguns neste blog.
1.       
      ATA DE REUNIÃO PARA ESCOLHA DA DIRETORIA DA CAMINHADA PRIMEIROS PASSOS
Reunidos os participantes da Caminhada Primeiros Passos decidiram eleger a seguinte comissão diretora e seus suplentes os quais observarão os cumprimentos do estatuto que regerá esta Caminhada, elegendo neste ato os cargos para Presidente, Tesoureiro e Secretário e Primeiro e Segundo Suplentes.

Eleitos como presidente: Isabel; Tesoureira: Noélia Barreto; Secretário: Marcelo; Primeiro Suplente: Edson e Segundo Suplente: Charlão, por unanimidade, assim proclamados em 24 de março do ano de 1988 da era cristã.

2.       ESTATUTO DA CAMINHADA PRIMEIROS PASSOS
É dever de todo participante contribuir e ajudar para um bom desempenho e realização da caminhada.
É dever de todos manter-se dentro dos padrões normais que regem nossa sociedade.
É direito do presidente: convocar assembleias; excluir participantes que cometam atos agressivos ao estatuto; dirimir as dúvidas que surgirem na interpretação deste estatuto.


3.       PRIMEIRO RELATÓRIO DA CAMINHADA

Dia 24/03: todos os participantes chegaram ao Brejão e foram recepcionados com faixa com os seguintes dizeres: BREJÃO SAÚDA ANDARILHOS. CONFIAMOS NA VITÓRIA” , ao som de badaladas do sino.
Dia 25/03: As 3:30h da manhã, todos já estavam em pé, em plena atividade, com os preparativos.
Depois do café e já vestidos com camisa oficial houve a cerimônia da partida. Isabel, a presidente, fez a leitura da Mensagem “D”, em seguida Noélia entregou a bandeira a Inocêncio, para ser entregue a Elifaz na chegada a Faz. Itapoã.
Entrega da Bandeira

Inocêncio fez a volta olímpica pelo jardim com todos os participantes acompanhando com muito entusiasmo. Enquanto isto, Califa observava com previsões pessimistas, tendo inclusive chamado Inocêncio de “Puta Velha”,  Isabel de “Palhaça” e Charlão de “Bosta”.
As 5:23h aconteceu a grande largada, tendo inclusive a presença surpresa de Noélia Oliveira que resolveu no último momento.
Após alguns minutos de caminhada, os grupos foram se definindo de acordo com a performance de cada um.
Mocó Tatu Tijolão Ob (Ivana), depois de comprar 2 tenis sendo o último, automático, turbinado e eletrônico, largou de sandália, por estar com a unha inflamada devido a um tratamento ineficiente,  inoportuno e não autorizado por Dr. Chalão Sholl.
Chegando ao Geraizinho o grupo tomou a primeira cerveja. Neste instante, passaram Califa, Nica, Dedé, Nenga e Vera com destino a Faz Itapoã.
A partir das 9:20h os grupos começaram a chegar em DIvisópolis, ao bar de Pitinga, ponto de encontro combinado com antecedência, quando além dos caminhantes chegou também a turma do apoio: Luciano Maia e Armando, de Toyota com a bagagem, e o pessoal do Brejão que levava os cavalos. Leo que tinha acompanhado o grupo andando, resolveu continuar a cavalo para ajudar a levar a tropa.
O acampamento foi na Fazenda de Luis Cordeiro (de Conquista). O almoço só saiu às 17h. Por falta d´água alguns ficaram sem banho.
A noite foi aberta a Clínica de Recuperação de Pés de Dr.Charlão Sholl  que tratou todos os calos. Os de pior estado eram Nunça, Noelia e Edson. Já Abimael estava com pernas inchadas, mas recebeu tratamento especial de Neuza com massagem e água quente.  Para os calos, o tratamento foi água quente com sal, calos furados com agulha e massagem com sebo quente.
As 7:30 da noite todos já tinham se recolhido, cansados e bombardeados mas não derrotados.

Isto foi apenas o primeiro dia.

Participaram desta Caminhada:

Isabel, Noélia, Marcelo, Edson, Charlão, Sérgio, Quito, Ivana, Leo, Abimael, Neuza, Noelia Oliveira, Nilson, Luciano Maia, Armando, Valmir e ajudantes.


5 comentários:

art disse...

Caraca, soube disso

Igor Matos disse...

Tia, sugiro que você publique mais desta aventura. Quase morro de rir com o "incentivo" de Califa.

Anônimo disse...

Não me lembro! também, pudera, era um bebê.

Marcelo/Leri disse...

Bel, o comentário completo de Califa foi: se essa PUTA VELHA chegar andando lá no Angelim, eu passo a fazenda em nome dele. Quando Nunça chegou ele tremeu nas bases. Leri.

Marcelo/Leri disse...

Lembro cada momento, cada detalhe dessa caminhada. Tenho saudades dela até hoje.

Casamento de Amelinha e Arlindo - 1947

Casamento de Amelinha e Arlindo 1 - Maria Rosa Andrade 2 - Nicácia Andrade 3 - Amelinha Barreto 4 - Arlindo Martins 5 - Cecília Martins 6 - ...