quinta-feira, outubro 24, 2013

A Grande Genitora Matriarca da Família Barreto, Martins, Andrade, Viana e todas outras agregadas

Nica deixou saudade! Deixou muito mais do que isso. Deixou de existir na sua essência física como pessoa, mas sempre esteve e estará presente por gerações nessa família e, quiçá, pela eternidade.

Ela era a grande centralizadora da família, todos estavam presentes no seu aniversário ano após ano, o convite era feito via telefone. Ligava incansavelmente todo ano para todos que estavam na sua agenda telefônica, de A a Z, e do jeito mais manso conseguia reunir todos ao seu redor (me corrijam se estiver enganada, era pequena e não me recordo de detalhes). Sem distinção de cor, religião ou família, todos, sem exceção, eram mais do que bem vindos.

Foram tantas festas, encontros e desencontros. Sempre tinha o grupo da cerveja e o grupo da bíblia. Viviam em paz e harmonia, claro que deveriam fofocar cada grupo a respeito do outro, mas faz parte da vida e sem o famoso “bullying” os eventos familiares não seriam os mesmos (que me desculpem os conservadores e os politicamente corretos).

Depois de Nica restou o Natal para reunir a família, mas como não tínhamos mais a genitora faltou alguém para ligar de A a Z e apaziguar os conflitos familiares. Não houve mais reuniões como antigamente.

Sei que será muito difícil e até mesmo impossível retornar aos grandes encontros proporcionados pelo Aniversario de Nica, a máquina do tempo ainda não está disponível e Salvador deixou de ser o lar de muitos.

Com o advento do computador (será que Nica conheceu pessoalmente esse fabuloso invento?) o convite não seria mais feito via telefone ligando de A a Z para todos os presentes na agenda (nem precisava conhecer a pessoa, se estivesse na agenda ela ligava), Nica iria criar um “EVENTO” no Facebook e distribuir para todos. Iria fazer a lista de convidados e publicar no “EVENTO”, mantendo todos atualizados. Iria disponibilizar dicas de hospedagem e promoções de voos on line, em tempo real, reduzindo a distância física. Iria publicar uma contagem regressiva e “postar” fotos e comentários via Face, antes do dia da festa para todos lembrarem. Finalmente, iria “postar” - Gente, é amanhã...

Qualquer semelhança não é mera coincidência. Parabéns Anete por nos proporcionar esse grande encontro e queremos receber todo ano via Facebook o convite e os posts. Que retorne a nossa família o espirito do reencontro!

“Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.”

Antoine de Saint-Exupéry

3 comentários:

Bel B disse...

Mariana, repórter nota 10!... Adorei os textos...

eleusa disse...

Mari, vc arrasou com seu texto. Está de parabéns!

Celia disse...

Mariana, um acontecimento do porte do aniversário de Anete mereceu uma boa reportagem. Adorei!

Homenagem a Fernando na MOVEBA/FIEB

  Hoje ao celebrarmos o Dia do Moveleiro não poderíamos deixar de lembrar e homenagear o nosso saudoso Fernando Andrade Barreto, que nos dei...