domingo, setembro 29, 2013

TRILOGIA SÉCULO XIX

Terminei de ler 1889, o  último volume da trilogia de Laurentino Gomes, que tem  o subtítulo "Como um Imperador Cansado, um Marechal Vaidoso e um Professor Injustiçado Contribuíram para o Fim da Monarquia e a Proclamação da República no Brasil".

Para mim valeu muito a pena a leitura dos três. É ler história no ritmo de jornalismo, bem diferente da história oficial, aquela que ouvíamos na escola. Comentam por aí que os professores de História das Universidades abominam este tipo de livro, acham que é pesquisa superficial e interesse financeiro. 

Quando eu era estudante do ensino fundamental (???), (primário e ginásio, como se dizia antigamente) detestava história então leitura acadêmica destes assuntos até hoje não me interessa. Prefiro assim. Bom também para comparar os dias atuais com o século dezenove, acho que politicamente não evoluímos muito.

4 comentários:

Mariana disse...

Comecei a ler o primeiro livro e não consegui me encantar com 30 paginas e desisti. Talvez a narrativa jornalística não me prendeu muito... depois que terminar minha relação de livros na fila de leitura, posso tentar novamente.

Igor Matos disse...

Sugiro a leitura de Guerra Santa - Como as Viagens de Vasco da Gama Transformaram o Mundo, autor Nigel Cliff.

Luladasequacao disse...

Bel, Estou atrasado, ainda nao tenho o ultimo. Ja li e gostei e recomendo os 2 primeiros, 1808 e 1822.

Tambem li e gostei muito da colecao de 4 volumes de Eduardo Bueno que voce me deu. Muito obrigado.

Um outro livro muito importante e "Uma histotia do Brasil" de Thomas Skidmore. Existe em portugues, eu tinha uma copia, emprestei e sumiu, estou comprando em ingles.

Para completar, como sou cheio de opiniao, eu concordo com voce que a historia do Brasil como nos foi ensinada foi horrivel. Porem nao concordo de maneira nemhuma que Laurentino Gomes e superficial e pouco academico.

A funcao de um livro e transmitir uma mensagem, eu aprendi muito mais dos livros acima , Laurentino Gomes, Eduardo Bueno e Thomas Skidmore do que em anos de aula de historia do Brasil em Conquista com livros "academicos". Como eu fui aporvado com nota boa em todas classes de historia do Brasil nao foi desleixo meu, os livros nao prestam mesmo.


Luladasequacao

Anônimo disse...

"Fui aprovado com notas boas em todas as classes de história do Brasil."

Não esperava nada menos do PhD.

O Provocador.

Homenagem a Fernando na MOVEBA/FIEB

  Hoje ao celebrarmos o Dia do Moveleiro não poderíamos deixar de lembrar e homenagear o nosso saudoso Fernando Andrade Barreto, que nos dei...