segunda-feira, setembro 23, 2013

O que Lula fez certo

Fui passar um fim semana em Chicago com um amigo do cientifico e faculdade. Mini gosta de comer bem, acabamos no restaurante L2o recomendado por Anthony Bourdain. O valor da conta e secreto, nao pode ser divulgado.

Meu problema na vida e que as coisas grandes eu acerto, mas nas pequenas eu so me ferro! Eu tenho bronca de animais domesticos, acabei como chefe do coco do gato daqui de casa que eu nunca quis. Arranjei um emprego novo otimo, so que tem um gato no escritorio de brinde.

A viagem foi perfeita nas grandes coisas, mas meu amigo so pode ter conversado com Arthur antes de vir, pois a posicao anti-PT era exatamente a mesma. Passei o fim de semana "To PT or not to PT".

Depois de brigar todo o fim de semana voltei inspirado para escrever um artigo com um novo enfoque. Cheguei neste, o que Lula e o PT fizeram certo, que nem a turma anti-PT possa ser contra?

O PT fez duas coisas certas, em todas as duas foram mais certos do que os adversarios.

1 - Linha politica: O PT criou uma linha politica clara em 1982 que manteve por 20 anos. e claro que depois de 20 anos elegeram um presidente. Durante este periodo concorreu com uma duzia de partidos "variaveis" no tempo e no espaco.

2- Lider carismatico: Lula e um lider carismatico, nao para mim ou outros PhD's, mas para o povao. Serra, Alckmin e outros politicos que concorreram com Lula parecem ser seres de outro planeta para um lavador de carro!

Em conclusao, porque temos Lula e PT? A oposicao que escolhemos e incompetente. Achamos que um presidente tem que ser inteligente e sensato, nao levamos em conta que o povo tem que gostar e acreditar.

Perguntei a meu amigo Mini quem poderia concorrer com Dilma na proxima eleicao. Alem das notas usadas, Alckmin e Serra sugeriu Marina Silva.

Lula (dasequacao)

31 comentários:

art disse...

Caro Lula
A questão do PT, (e não de Lula, uma vez que o culto à personalidade é o primeiro sintoma dos sistemas totalitários), vai muito além do aspecto partidário, fato esse que tenho tentado mostrar nas inúmeras colocações anteriores.
Nenhum partido, até então, tinha chegado ao governo com tamanho programa de poder, e sem programa de governo.
O PT apenas cumpriu o programa de Gramsci: tomar o poder pela democracia e depois solapa-la.
ONG’s, movimentos “sociais”, fundações (Banco do Brasil, Petrobras, Eletrobras, etc.) foram devidamente aparelhadas com “gente do partido”. A Petrobras onde trabalho, e, portanto conheço, foi a mais aparelhada. Sindicalistas que nos últimos 20 anos passaram segurando microfones em ações sindicais se tornaram gerentes executivos de áreas sensíveis. A empresa deixou de ser uma empresa de engenharia que explorava petróleo, para ser uma empresa de propaganda que hoje manipula petróleo. Na presidência da empresa foi colocado inicialmente um sindicalista com viés acadêmico que nada entende de petróleo, hoje uma engenheira que trabalhava no Cenpes (Centro de Pesquisas), que igualmente não possui o menor cacoete para o cargo, em comum? Ambos são petistas históricos.
O envolvimento estatal na economia é alarmante! As ações que possuem algum futuro em nossa bolsa de valores são dos bancos (!!) e lojas de varejo (compram na China e revendem aqui dentro).
Aeroportos, estradas, impostos, energia elétrica, petróleo, água, escolas e hospitais estão em uma situação emergencial.
A Chevron, Exxon, BP e BG não compareceram e não irão comparecer nos leilões do pré sal, Xanadoo para nove entre dez petistas “informados”. Hoje no leilão para a reforma e operação do aeroporto de Confins (BH), também não houve interessados. Leilões para pedágios de rodovias sofrem também com a falta de concorrentes. Enfim, não há regras claras, mas sabemos o futuro: é o presente da Venezuela.
Lá cotação oficial um USD vale 6 bolivares, no câmbio paralelo 58. Mas não se preocupe, hoje a Secretaria do Preço Justo, invadiu com o exército a única fábrica de papel higiênico daquele país para promover um aumento de produção, uma vez que as forças imperialistas estão usando de todos os meios para sabotar a grande nação bolivariana.

Anônimo disse...

Arthur, eu a principio concordo com voce sobre o que Lula e PT estao fazendo. Digo a principio pois nao estou informado sobre a politica brasileira a ponto de verificar as informacoes que voce apresenta.

A minha pergunta e porque e como chegamos a Lula. Eu recuso aceitar o fatalismo catolico que "foi Deus que fez assim" e tambem o fatalismo ateu "que azar". Em outras palavras, alguem e culpado de termos o PT no poder.

Eu comeco dizendo que eu tenho uma parte desta culpa. Eu sou cidadao brasileiro, com bens, familia e planos de voltar algum dia e nao fiz absolutamente nada contra a tomada do poder pelo PT. O que eu poderia e deveria ter feito?

Primeiro exercer o direito do voto conscientemente em todas oportunidades. Em segundo lugar, como pessoa educada e capaz deveria ter participado ativamente do processo politico, trabalhando para criar e crescer um partido politico solido capaz de evitar a chegada do PT a um poder absoluto. Meu amigo Mini respondeu a meu artigo acima que mandei copia para ele dizendo que ele se reserva o direito de votar contra o PT. Votar "contra" a vida inteira e comodo, o que precisamos e trabalhar para criar opcoes ao dominio do PT. A posicao dele leva a um de dois resultados: PT ou anarquia.

Bem, esta carapuca me cabe, e voce?

Lula (dasequacao)

eleusa disse...

Lula e um lider carismatico, nao para mim ou outros PhD's, mas para o povão.
Lula, desculpe a minha ignorancia, mas o quem são os outros PhD`s?

art disse...

Eleusa, como dizemos: a academia forma "a seriedade intelectual mas a inseriedade existencial".

Anônimo disse...

Eleuza, outros PhD's e figurativo, o que eu quis dizer e pessoas educadas que temos bastante, creio que na familia PhD so tem eu e Duda.


Lula (dasequacao)

Anete disse...

Robinho tem doutorado.

Anete disse...

Maurício tem doutorado.

Anete disse...

Ivana e Lilian tem mestrado. Creio que breve Ivana fará doutorado.

Anete disse...

Creio que tem muito mais na família, mas estes são o que tenho certeza.

Anônimo disse...

Meu objetivo era discutir a necessidade de participacao ativa na politica de maneira positiva em vez de achar algo errado com tudo e todos.

A contagem de PhD's nao foi intencional, mas blog e blog, ambiente livre. Se o assunto do dia e contar PhD vamos em frente.

Viva a democracia e blog livre!

Lula (dasequacao)

Bel B disse...

Sei que tem muitos PHD´s pelas Universidades que são petistas, lulistas, dilmistas... "principalmente nos Departamentos de Humanas", segundo Karnal, aquele das palestras do Café Filosófico.
Para mim o fato de ser ou não PHD, não significa nada, a não ser que o assunto em questão seja da área do doutorado.

Anônimo disse...

Quais as vantagens de ser um PHD?

O Provocador.

Anônimo disse...

O negocio de PhD rendeu, nao vou deixar barato.

Em primeiro lugar, a grafia correta e PhD com h minusculo.

Em segundo lugar, nos temos o habito de fazer pouco do que nos e os nossos fizeram. Eu visitei um amigo americano Ph.D. na Alemanha, uma velha alugou um aprtamento mais barato para ele e escreveu PhD na caixa do correio estufando o peito.

Pois eu estufo o peito por ser PhD. Quando cresci em Conquista estudar engenharia em Salvador j era especial! Tomei muita cachaca com Eliu e companhia, que se achavam o maximo por estudar engenharia civil em Salvador.

O que significa PhD? Alguem que passou anos estudando um assunto a fundo sozinho. Depois do PhD voce tem capacidade de estudar qualquer assunto independente e domina-lo.

Meu PhD foi em metalurgia do aco. Depois disso ja estudei metalurgia do cobre, metalurgia do aluminio,engenharia mecanica incluindo calculo de trensoes na mao e computador por elemnto finito, mais de 3 programas de CAD. Fiz um curso de administracao na Columbia (NYC), e hoje estudo economia nas horas vagas.

Porem nao estou dizendo que quem nao tem PhD nao pensa. Tem muitas pessoas na familia que sao muito cpazes sem ter PhD. Para mim foi uma oportunidade especial de chegar la, mas existem outros caminhos.

Se voces nao querem ter orgulho do que fizemos va em frente, mas eu tenho e muito.

Lula (dasequacao)

Igor Matos disse...

Eu vou ser sincero. Depois de ver mais post sobre política com 13 comentários eu fiquei curioso. E cliquei nos comentários para ver qual era a possível acalorada discussão política, eis que me deparo com uma lista dos letrados da família e instruções de grafia de PhD. Vocês fugiram ao tema galera. Estou frustrado.

Anônimo disse...

Faltou explicar porque o "h" do PhD é minúsculo?

O Provocador

Anônimo disse...

PhD vem de "Doctor of Philosophy, abbreviated as PhD, Ph.D., D.Phil., or DPhil.

Lula (dasequacao)

CB disse...

Entendi que, Lula, primo, levantou a questão de como e porque chegamos a Lula, o politico, que inclusive observo, não tem PhD. É de se pensar que o fato do Lula ser popular, do PT ter mantido uma linha politica por 20 anos, para mim demonstram como o projeto Gramsciano, que Arthur apresenta, obteve sucesso. E que vem-se batendo na tecla de que, nada disso é obra do acaso e que a coisa pode piorar. Agora como Lulão comentou, como reverter? Essa é a questão. (vejam os impactos desse "continuísmo" nos comentários de Arthur).

Anônimo disse...

Cristiano, agradeco de coracao seu comentario. Finalmente alguem entendeu o que estou dizendo. Que Lula e PT e ruim para o Brasil e ponto pacifico, a questao e como ele chegou la e o que fazemos para reverter.

Lula (dasequacao)

art disse...

The Economist tem reportagem de 14 páginas sobre a economia do Brasil.

Anônimo disse...

Outras pessoas também entenderam isso. Apenas não estão dispostas a discutir este assunto num site familiar.

O provocador.

Anônimo disse...

The Economist tá em português ou em inglês? Como eu NÃO sou PhD, não sei ler em inglês. Prefiro ler Caras.

O provocador.

art disse...

O "provocador" é apenas um fascista disfarçado. Petista envergonhado. Como seus iguais não é mais cara pintada. É cara tapada. Se não se discute "em um ambiente familiar" na linguagem do fascista, se discute onde? Vá te catar

Anônimo disse...

Ops!, Lula foi passar um final de semana em Chicago, jantar num restaurante indicado por Anthony Bordain, e diz: "to PT or not to Pt". Só pode estar de gozação comigo!

Meu querido amigo, abaixo lembro-lhe algumas estatísticas brasileiras, porque, sei, isto não aparece na impressa americana.

O partido dos "trabalhadores" que chegou para "mudar" tudo, no dia que sair do poder - se algum dia sair - vai deixar uma nação estraçalhada. Hoje, depois de 10 anos no poder, o país está assim:

1. 85o. em IDH;
2. 49o. no PISA;
3. PIB 2012 U$2,395 trilhões, EEUU U$16,684 trilhões;
4. O Brasil tem 212 mil kms. de rodovias pavimentadas, os EEUU 4.200 milhões de kms de estradas pavimentadas. Não dá para falar em Alemanha, França, Suíça, Áustria, etc., porque, senão, vai ser "show de bola";
5. É o 7o. país cujos companheiros assassinam suas mulheres, acima, apenas, de alguns países africanos;
6. Mais de 23 milhões de pessoas, ou 12% dos seus filhos, são "puros analfabetos", porém, segundo o STE, considerando os que sabem fazer um "O" apenas com o fundo da garrafa, chegam a 63 milhões, o que corresponde a 32%;
7. Mais de 1/4, ou 50 milhões de pessoas são completamente acéfalas, vivem do "bolsa família", isto sem falar no bolsa cultura, celular, cinema, e, até, bolsa bandido (Ainda hoje, numa conversa gravada e reproduzida num jornal, um bandido dizendo a outro que quer ter mais filhos. Que maravilha! Que fantástico"! O cara "gozando" e eu, nós temos que pagar a conta! Não é à toa que o país, com as exceções naturais, só tem bandidos, e o exemplo vem de cima.

Semana passada, um amigo foi sequestrado por bandidos, levou várias horas sob a mira dos revólveres, foi obrigado a sacar mais de 8 mil reais em caixas e compras, pirou: está no hospital sem saber o que aconteceu. Os "babacas - ou melhor - babaca e otário sou eu - dos órgãos de "defesa dos direitos humanos" estão a defender os bandidos, nem sabem o que aconteceu e está acontecendo com meu amigo.

Portanto, Lulão, depois de 50 anos nos States, você não tem nada mais a ver com tudo isso. Gosto de você e te aconselho: esqueça esse negócio de retornar para o Brasil, apareça de quando em quando para matar saudades - me convide para passear por aí, se quiser me adotar, ótimo -, leve, imediatamente, o seu dinheiro para onde os títulos públicos são os mais garantidos do mundo. Em janeiro de 2014, Bernanke sai do FED e a coisa vai complicar ainda mais por aqui. Sinto, e sinto muitíssimo, por não ter a mesma condição para ficar muito longe do PT, dos petralhas, e, especialmente, do que nos espera no futuro próximo.

Não volte, Lulão!

Fernando disse...

A pior coisa para um homem é ser rotulado. O homem deve fazer para o bem de sua família e da sociedade. Quem é empresário que já viveu os altos e baixos? Quem já recebeu proposta de corrupção?
A teoria na prática é outra. A realidade é dura e muito pior neste Governo.
Eu sei bem o que é tudo isto, sou gerador de empregos.

Anônimo disse...

Calma que o coração já não aguenta mais este nervosismo todo. Sugiro a leitura da última edição de Caras para relaxar. Trás na capa Ana Maria Braga, sozinha e em nova fase.

O Provocador.

Luladasequacao disse...

Tenho respostas para 3 posts.

"O blog e um pilar da democracia"

O provocador tem direito de dizer o que quizer, ele pode ter opinioes facistas ou Petistas, so nao pode impor.

Todos nos podemos espressar nossas opinioes e discutir opinioes apresentadas. Nao podemos desqualificar outras pessoas por que nao tem experiencia ou titulos. Sua opiniao e tao valida quanto os outros, o que discutimos e o conteudo.

Tenho varias respostas ao comentario anonimo que vou batizar de "Nao volte Lulao"

O fato de eu ir a um restaurante caro e discutir PT seria um problema se o dinheiro fosse roubado, especialmente roubado do povo brasileiro. Eu e varios outros na familia fomos criados com vergonha de ser rico. Errado, ja perdi este complexo, eu sou rico bonito e inteligente!

O fato que estou nos EUA ha 30 anos nao significa nada. Mantenho cidadania brasilera e sou obrigado por lei a votar para presidente. Alem disso, eu e outros passamos varios anos ausentes da politica, o que quero mudar. Sentar em botequim para falar mal de Figueiredo, Collor ou Lula nao ajuda nada.

Eu ja estou aceitando sua recomendacao de trazer dinheiro. Porem faco isto por motivos praticos e racional em face ao risco Brasil. Nao e uma declaracao de opiniao politica.


Lula (dasequacao)

Anônimo disse...

Rico, bonito e inteligente! pena que não é solteiro... Ou eu te pegava!

O Provocador

Fernando disse...

Lulão,
Rico, eu nunca tive dúvida, desde que você nasceu. Inteligente, eu nunca tive dúvida, desde que você era criança. ( afinal é BARRETO e Martins).
Bonito???????... pega leve... Fizeste plástica?

Anônimo disse...

Fernando,

Nao fiz plastica mas modestia nunca me botou pra frente, melhor assim do que complexado.

Lula (dasequacao)

Anônimo disse...

Meu caríssimo Lulão,

você é muito inteligente, mas, tenho absoluta certeza, não entendeu a minha colocação, “de ter ido a um restaurante em Chicago, cuja conta nem sequer pôde ser divulgada”. O que disse foi “que você está num patamar financeiro elevadíssimo” que eu, por exemplo, por mais que adore ir a bons restaurantes, jamais poderia chegar a um desses, a não ser que você pagasse a conta, claro. Longe de mim afirmar que você roubou dinheiro de brasileiro, afinal de contas, poucos conhecem a família tão bem quanto eu e sei de onde veio o suado patrimônio. E, exatamente por não ser ladrão, você não pode ser do PT, e, sequer, dizer: “to PT, or not to PT”.

Retornando à questão econômico-financeira. The Economist alinhou semana passada o “porquê” da falta de credibilidade do governo brasileiro, isto é, do famigerado PT: contabilidade excessivamente manipulada com o objetivo de melhorar índices econômicos; financiamentos esdrúxulos do BNDES, CEF e BB; intervenções absurdas em portos e aeroportos; quebra de contratos, como exemplo o da energia, que fazem com que as grandes multinacionais não participem das licitações; a carga tributária que é de 36% do PIB, e o investimento é de menos de 2%; distribuição em demasia de um “bolo” ainda inexistente que são os recursos do pré-sal. Nem tecnologia para tirar o petróleo do fundo do mar o país tem, e aí por diante, senão vai ficar muito enfadonho.

Quanto às minhas recomendações para que você leve seu dinheiro para os EEUU fundamenta-se no fato de que o “PT jamais esqueceu a questão do calote para pagar a dívida interna, que já está sufocante”. Sem oposição, com instituições fracas e dominadas pelo partido – vide julgamento do mensalão – um povo acomodado e totalmente ignorante e políticos que só querem se locupletar, será fácil, muito fácil que os “bons que agora se calam fiquem calados para sempre, porque lhes arrancaram a língua e a voz extirpada da garganta”, como bem poetizou Vladimir Mayakovsiky.

PS. Lulão aumente sua garagem, pois em breve muita gente brasileira, da sua enorme e magnifica família, poderá bater à sua porta. Ah!, Ah! Ah!, Ah! Ah!, Ah! Ah!, Ah!

Não volte Lulão!

Consiga um Green Card para nós.

daniel disse...

parabens Lula (o primo) pelo discernimento. Importante na luta é enxergar tambem os pontos fortes do inimigo. Pois não adianta ataca-lo onde o mesmo tem força. Ainda acredito na honestidade como forma de construirmos um mundo melhor.
Um abraço, Daniel

Casamento de Amelinha e Arlindo - 1947

Casamento de Amelinha e Arlindo 1 - Maria Rosa Andrade 2 - Nicácia Andrade 3 - Amelinha Barreto 4 - Arlindo Martins 5 - Cecília Martins 6 - ...