segunda-feira, setembro 02, 2013

Lula e PT: Salvadores do Brasil

Em tenho postado muitos comentarios em blogs contra o PT em nosso site. Acho que so achar o que esta errado com as ideias do outros e facil e covarde. Por isso vou apresentar aqui minhas ideias.

Em primeiro lugar, o titulo foi para chamar atencao, como vou apresentar abaixo, Lula e PT nao sao salvadores do Brasil mas um passo muito importante.

Estou lendo um livro muito interessante que esta confirmando minhas ideias. O livro e "Why Nations Fail: The Origins of Power, Prosperity and Poverty". Ou autores sao Daron Acemoglu e James Robinson, professores do MIT e Harvard.

Eu ainda estou no comeco, mas a ideia principal e que progresso economico resulta de instituicoes extendidas a todos, nao uma elite. Instituicoes sao respeito a propriedade fisica e intelectual, facilidade de montar negocios e conseguir financiamento, e tratamento igual perante a lei.

Esta visao ja existia antes, o que eles adicionaram e o proximo passo. O que leva a estas instituicoes: Politica, um sistema politico funcional faz com que os governantes sejam responsaveis perante ao povo como um todo, levando as intituicoes corretas.

O que vai levar o Brasil a ter estas instituicoes? O voto popular exercido corretamente, tornando os governantes responsaveis.

O Brasil teve varios avancos democraticos ao longo dos anos. O primeiro foi Janio Quadros em 1960, um candidato fora do esquadro eleito pelo povo. Janio nao foi capaz de controlar as forcas politicas apesar do voto popular e saiu fora. O proximo avanco foi Collor, muito similar a Janio. Teve o carisma de conseguir o voto popular e depois se perdeu em desmandos e nao controlou as forcas politicas.

O proximo foi Fernando Henrique, o primeiro sucesso nesta trajetoria. Foi eleito pelo povo e fez um grande trabalho. Conseguiu melhorar o pais e manobrar as forcas politicas. Mas assim com os outros 2, vinha da elite.

Chegamos a Lula que teve dois pontos muito importantes. Lula foi eleito pelo povo e controlou admiravelmente as forcas politicas, mas isto ja tinha ocorrido com Fernando Henrique. O que Lula fez novo foi ser do povo, nao um membro da elite. Inedito no Brasil um homem do povo chegar a presidencia, quebrando uma tradicao de 500 anos. Em segundo lugar, Lula fez algo pelo povo, cesta do povo e auxilio familia.

O fato que Lula passou a corrupcao, desmandos, etc, nao mudam o fato que o povo elegeu um homem do povo, e ele sobre manobrar as forcas politicas e fazer algo pelo povo. O processo que esta occorrendo e que o povo nao vota mais no coronel ou em quem o coronel mandar.

Em sumario, o que esta ocorrendo no Brasil e um processo de educacao do povo para exercer a democracia. Como estamos lutando contra 500 anos de desmandos, esta educacao vai demorar. Lula e PT foram um passo importante mas ainda estamos longe do fim.

Luladasequacao

6 comentários:

art disse...

Agora de manhã, Diário de Goiás.

O endividamento da Petrobrás, depois de mais de 10 anos de gestão do Partido dos Trabalhadores, chegou à estratosférica fábula de R$ 332 bilhões (soma do passivo circulante e não circulante da companhia, contabilizado no primeiro trimestre deste ano) e, segundo os maiores especialistas da área energética e financeira, não tem como ser resolvido.

Houve uma série de erros graves na gestão da estatal brasileira do petróleo, a partir dos Governos do PT. E a retenção dos aumentos dos preços dos combustíveis, com o objetivo de segurar os índices de inflação, é apenas um deles – lógico, um dos mais graves.

A corrupção também está incluída na lista de motivos que levaram à decadência da Petrobrás. Em 2006, uma empresa belga comprou uma refinaria falida, no Texas, Estados Unidos, por U$ 42 milhões de dólares. Poucos meses depois, essa empresa vendeu a refinaria para a Petrobrás por U$ 1,2 bilhão de dólares. E mais: nos anos seguintes, a estatal brasileira gastou mais U$ 450 milhões de dólares com a refinaria– sem nenhum lucro.


A autossuficiência na produção de petróleo, cantada em prosa e verso na época do presidente Lula, também não passou de uma farsa. Ineficiente, a Petrobrás produz cada vez menos e somente em 2012 importou U$ 15 bilhões de dólares em derivados de petróleo, inclusive gasolina.

Anônimo disse...

Andre,

Seu comentario esta completamente desconectado do meu post. Em nemhum momento discutiu os pontos que eu apresentei.

Sugiro que faca um post separado nestes casos e eu terei o prazer de comentar.

Abracos

Luladasequacao

Anônimo disse...

Discutir com petista é como jogar xadrez com um pombo, ele vai derrubar as peças, vai cagar no tabuleiro e sair de peito estufado cantando vitória.Fora PT!!

Fernando disse...

Quero comer pombo assado.

Fernando

Marcelo/Leri disse...

O lula presidente não fez nada pelo povo; o que ele fez foi comprar o povo com o dinheiro público (as bolsas família, etc). Se faz alguma coisa pelo povo quando se atua na área de educação, saúde, trabalho, saneamento, etc. Não tenho mais dor de consciência em não dar uma esmola porque Lula já dá por mim, e com o meu dinheiro.

CB disse...

Eu discordo do comentário "Discutir com petista é como jogar xadrez com um pombo..". Quem dera fosse contra um pombo que jogamos, acho que pombo se tornaram os outros partidos que comem milho.., mas eu proponho uma outra analogia. Imagine o mesmo tabuleiro, do seu lado todas as peças, do lado oposto apenas peões que vão fazer o papel do rei ou de qualquer outra peça através de regras que vão ser alteradas de acordo com a lógica política, acrescente que ao entrar em contato com os seus peões no tabuleiro estes passam a jogar contra você, inclusive as suas peças que ele comeu..

Casamento de Amelinha e Arlindo - 1947

Casamento de Amelinha e Arlindo 1 - Maria Rosa Andrade 2 - Nicácia Andrade 3 - Amelinha Barreto 4 - Arlindo Martins 5 - Cecília Martins 6 - ...