domingo, outubro 14, 2012

Trilogia Turquia – 2. Éfeso, Maria e Pamukkale


Parte II – Éfeso - História e Cultura / Casa da Virgem Maria – Peregrinação e espiritualidade /
Pamukkale – Patrimônio da Humanidade



Éfeso. Séculos de história. Uma cidade fantástica, melhor dizendo as ruínas de uma cidade que foi construída e reconstruída 4 vezes, a última pelos romanos no século II. Foi uma espécie de capital do Império Romano na Ásia, um centro comercial, religioso e político. A arquitetura clássica com colunas e esculturas gregas demonstra que a população era intelectualizada e apreciadora das artes.
A cidade foi soterrada por terremotos e suas ruínas descobertas em escavações há 650 anos atrás. Ainda é considerado um grande centro de pesquisa arqueológica.

Um dos pontos mais importantes da história de Éfeso foi a passagem do apóstolo Paulo tendo inclusive fundado uma igreja na cidade. Na época a grande atração da cidade teria sido o templo da deusa Ártemis (Diana, para os romanos), considerado uma das 7 maravilhas do mundo.
"A mensagem de Paulo atingiu o coração de tudo o que aquele povo considerava mais precioso" (Atos 19:26). A interpretação bíblica diz que enfrentamos Éfeso (significa desejável) em toda parte, mesmo em nosso coração.
O Senado

Ao fundo um anfiteatro para 25.000 pessoas.
Atualmente é usado para shows.


A deusa grega Nike, cujo nome significa Vitória

NIKE

Curiosidade que se conta por lá: “A Nike inspirou-se nessa deusa para criação do logotipo da famosa marca, um símbolo semelhante a uma asa em homenagem à deusa alada da vitória”. Acredito que seja lenda, pois vi uma entrevista de um executivo da Nike num programa de Oprah Winfrey que inclusive falava sobre a logomarca e não me lembro de nenhuma referência a esta deusa.... enfim...








Na biblioteca, existem 4 estátuas que são réplicas das originais que estão num museu e representam: Sofia - Sabedoria; Enoia - Inteligência; Areta -Virtude; Episteme - Conhecimento/Ciência. Virtudes que se adquirem numa biblioteca.
Biblioteca
Andar numa cidade com tanta história e beleza, onde passaram santos e hereges, apóstolos e discípulos, filósofos e simples mortais, percebe-se muito mais do que somente ruínas. Além do visível, Éfeso mexe com nosso imaginário.

Há um video muito bom da Globo News neste endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=n0ZRAbeJKbk


CASA DE MARIA

Uma monja alemã, Anne Catherine Emmerich, que nunca estivera em Éfeso, sonhou com uma casa que supostamente seria a última morada de Maria Ela descreveu esse sonho a um escritor, que publicou esta história e a partir destes dados foi descoberta a ruína da casa, que foi reconstruída. Fica em uma bela região, a 435 metros acima de Éfeso e o local é muito agradável, muito verde e muito bem cuidado. O Vaticano reconheceu a história como verídica e assim tornou-se um local visitação turística e de peregrinação não só pelos católicos como também por mulçumanos, segundo o nosso guia turístico.

PAMUKKALE
“Pamukkale ("castelo de algodão", em turco) é um conjunto de piscinas termais de origem calcária que com o passar dos séculos formaram bacias gigantescas de água que descem em cascata numa colina, situado próximo a Denizli, na Turquia. A formação do Pamukkale deve-se aos locais térmicos quentes por baixo do monte que provocam o derrame de carbonato de cálcio, que depois solidifica como mármore travertino. Foi declarado Património Mundial da UNESCO juntamente com Hierápolis em 1988.” (Wikipédia)



Iara e Bete em Pamukkale




















Kusadasi é o nome da cidade onde nos hospedamos, no Hotel La Vista.

O por do sol em Kusadasi foi um espetáculo a parte, que fotografamos com “maquininha de turista” mas estão aí...
Por do sol visto da cidade, no 1º dia em Kusadasi

No 2º dia, visto do hotel. Na parte de baixo a piscina do hotel que tem borda infinita.



6 comentários:

Igor Matos disse...

Espetacular.

Die disse...

Sobre a Nike, é verdade que a marca foi inspirada pela deusa Νίκη, que é a deusa que personificava a vitória. A marquinha da Nike (O swoosh) simboliza o voo da Nike :)

Anônimo disse...

Aumentando nossos conhecimentos, isto é muito bom, mostra que temos muito ainda a conhecer.Maravilha!!!!
vane

eleusa disse...

Eu tb vi a entrevista do executivo da nike e não teve nada dessa história de deusa. Não me lembro, mas na época fiquei chocada de saber que o logo da Nike tinha sido criado tão despretensiosamente.
Bel, tiro o chapéu pra voce. Como vc conseguiu guardar toda essa história com toda essa riqueza de detalhes para nos repassar. Fico deveras agradecida. Adorei.

Bel B disse...

Hoje com a nossa extensão de memória que é o Google, fica fácil lembrar de tudo... rsrs

art disse...

Em 6 junho nasce Alexandre, não é de espantar que nesse dia, o templo de Diana em Éfeso tenha sofrido um incêndio, uma vez que a deusa estava ocupada assistindo o parto do filho de Felipe (Plutarco, em Vidas Paralelas)

Casamento de Amelinha e Arlindo - 1947

Casamento de Amelinha e Arlindo 1 - Maria Rosa Andrade 2 - Nicácia Andrade 3 - Amelinha Barreto 4 - Arlindo Martins 5 - Cecília Martins 6 - ...