quinta-feira, setembro 30, 2010

Texto de um colega de facudade e meus comentários em azul

Amigos,

Muitos acreditam que levar a eleição para o segundo turno é uma boa, pois demonstra ao governo que ele não está tão poderoso assim. A meu ver, o segundo turno só vai nos prejudicar, pois, dentre outras razões, posso citar:

• O Brasil vai continuar parado até o segundo turno, pois a oposição fará tudo para que NADA dê para frente;
• O PT terá que fazer conchavos, tendo que ceder em parte o seu Programa de Governo e dar cargos para os "novos coligados", sendo que posteriormente será acusado que fez conchavo até com o "diabo";
• Se tivermos o segundo turno, estaremos enfraquecendo o governo. Temos sim que mostrar ao governo que estamos com ele e que ele tem apoio da população.
• O melhor mesmo é que não haja o segundo turno, pelo menos economiza nosso tempo e dinheiro, já que parece que o povo prefere o continuísmo.

Às pessoas que estão indecisas peço que avaliem profundamente o Governo do PT/Lula, sendo que alguns pontos acho importante ressaltar:

1. No início os oposicionistas diziam que o Governo de Lula era bom porque ele teve sorte, o mundo toda estava crescendo e o Brasil apenas acompanhou. Em 2008 tivemos a maior crise financeira mundial desde a década de trinta e o Brasil foi um dos primeiros países a sair da crise, tendo atualmente uma previsão de crescimento de 6 %, enquanto os EUA, parte dos países da Europa e Japão continuam mergulhados nela;
• De quem é a competência? Do governo, da equipe técnica, dos empresários... realmente não sabemos.

2. Não somos o melhor país para morar, continuamos tendo favelas, violência, fome etc. Porém não podemos deixar reconhecer que o Brasil realmente teve um grande crescimento em todos seus indicadores da área social e financeira, aumento significativo do salário mínimo, bolsa família - retendo o homem no campo e diminuindo a quantidade de miseráveis, dentre outros aspectos. Com certeza posso afirmar que o Brasil de hoje é muito melhor de morar do que o de oito anos atrás;
Realmente, hoje minha vida está melhor, mas em parte é a melhoria do mercado de trabalho. Bolsa família realmente eu não concordo, nada dado é bom. Temos que arranjar meios para todo mundo trabalhar, se sustentar.

3. Alguns afirmam que corrupção aumentou. Não acredito nisto, pois a corrupção está arraigada no Brasil há séculos. Acredito, sim, que a corrupção está sendo mais combatida e por isto está mais pública. Parabenizo os meios de comunicação pelo belo trabalho de divulgar as corrupções e tenho certeza que o Governo - através do ministério público, polícia federal e poder judiciário, investigarão, julgarão e punirão todos os corruptos, como já vem sendo feito;
• A corrupção continua a mesma, o que aumentou foi o %. Quanto a punição.... só vai ter com pessoas que não estão infiltradas no governo ou com aquelas que fica mais fácil o governo manter escondido para voltar depois (Dirceu, Pallocci, etc)

4. No passado nosso mercado externo era praticamente dependente do EUA. O Governo conseguiu ampliar o mercado externo para o oriente médio, Ásia, África e intensificar com a Europa, implicando num melhor equilíbrio entre Exportações e Importações, o que melhorou significativamente nossas reservas.
• Foi realmente fruto da política deste do governo?

5. Os mais novos provavelmente nem saibam como funciona o FMI. Os mais velhos talvez nem se lembrem mais, pois tem muito tempo que não recorremos a eles. Hoje não somos mais dependentes do FMI;
• Foi realmente fruto da política deste do governo?

6. O Lula, que no início foi acusado de só gostar de viajar, conseguiu ter um enorme reconhecimento mundial - É O CARA, sendo reconhecido como uma das DEZ pessoas que mais influenciam o mundo;
• Foi realmente fruto da política deste do governo?

7. A inflação que foi o "diabo" da década de oitenta, hoje continua sendo controlada. É claro que não podemos tirar os méritos de FHC, porem, também, temos que dar crédito ao atual governo, pois, conseguiu fazer com que o Brasil tivesse um bom crescimento, mantendo a estabilidade da moeda e a inflação sobre controle;
• Realmente a luta contra a inflação foi muito difícil, na época achava que não ia ter jeito mesmo. Torno a perguntar, quem foi o técnico que conseguiu esta façanha? Ele estava no lugar certo e com o(s) governo(s) certo(s).

8. Atualmente o governo retomou investimentos que estavam completamente paralisados, dentre eles posso citar os investimentos na Indústria naval (Navios, estaleiros, submarinos etc.), Malha ferroviárias, Embraer (novos investimentos do exterior), gerando emprego e melhorando nossa capacitação tecnológica;
• De quem são estes projetos? Quais as empreiteiras interessadas? Quanto o governo (e o pessoal do governo e órgãos competentes) vai levar com isto?

9. A Petrobras - que no governo FHC quase foi privatizada, hoje, além de nos dar auto-suficiencia em relação à produção do petróleo, é uma empresa rentável e reconhecida mundialmente por deter a maior tecnologia de prospecção de petróleo em aguas profundas - isto graças aos investimentos feito pela Petrobrás no CENPES, que anteriormente quase foi sucateado. Não podemos esquecer-nos dos investimentos no pré-sal, pois será nosso futuro;
• Se tivesse privatizado será que não estaria melhor? A Petrobrás é uma empresa a parte, com pessoas competentes no seu quadro e metas de produtividade, a maioria dos serviços são sub empreitados, o que eles conseguem pagar preços bem menores. Ela anda sozinha mesmo colocando a cúpula do PT na diretoria.

10. Na área social nunca houve tantos investimentos para moradia popular e incentivos para a agricultura familiar e aquisição der máquinas e equipamentos através do BNDS.
• Isto é o mercado, o governo junto com a Caixa Econômica Federal está incentivando com o Programa eleitoreiro “Minha casa minha Dilma”. Mas as construções de médio e alto nível é uma necessidade do mercado.


Por tudo escrito acima e muitos outros aspectos estou votando em Dilma, a indicada por Lula para substituí-lo. Para um governante ter 80 % de reconhecimento da população que está fazendo um governo entre bom e ótimo - se somarmos ao que consideram regular atingiremos 95 % de aceitação, temos que reconhecer que suas medidas para conduzir o Brasil foram corretas. Será que o Lula com tantos acertos iria indicar para presidente uma pessoa incapacitada? Não Acredito. Acredito sim, em Lula, no PT e em sua indicação de Dilma, ou seja, acredito nas Dilma e não podemos desvincular o Lula do PT, pois ele é com orgulho Petista.

Finalizando, peço aos companheiros que são petistas que ajudem o PT nesta reta final, fazendo aquela campanha boca a boca para obtermos a vitória no primeiro turno das eleições, pois muitos ainda peçam em votar em terceiros no primeiro turno e em Dilma no segundo e isto enfraqueceria o Governo. Precisamos de um governo forte!!!

Aos que não são PT, peço desculpas pelo incomodo...

2 comentários:

Bel B disse...

Só depois do post - Resposta é que caiu a ficha que esta postagem era de Anete. No automático, achei que era de Art...
Foi surpresa para mim Anete falando sobre política.
Aliás, Anete, você tem me surpreendido muito neste blog. Continue assim...

Vane disse...

Valeu espaço democratico!!!! pois é,é bom ouvirmos os dois lados da moeda.