segunda-feira, março 05, 2018

Adeus a Elifaz!...

Elifaz Andrade Matos (1930-2018)
Naninha e Elifaz
"Notícia de falecimento sempre esperamos mas quando chega a hora...não é fácil! 
Pensar nos abraços que não foram dados... as conversas interrompidas  por nada tão importante..... As palavras de carinho não ditas.... Mas há sempre um lado que compensa. No caso de tio Elifaz comigo, tinha  que rir das piadas....e eu ria..... 
Imitava a risada dele na frente dele e eu acho que ele não percebia... ele ria mais e mais..... e eu mais.... 

Abracei quando quis, chegava abraçava forte... ele dizia que eu matar ele assim....
Quando eu era criança diziam muita coisa sobre ele ... tinha até medo.... 
Depois do primeiro abraço que dei nele, percebi que tinha muitos abraços que estavam guardados para todos.... 

Discuti algumas vezes...  Ele me chamava de chata quando eu dizia que estava ficando barbeiro...... Eu ia deitada na caminhonete com vergonha...pois o povo ia xingando a gente de Itapuã à Graça .....e ele? Nemmmm tchummm....

" Naninha vamos ali comer o melhor acarajé da Bahia".... Eu falava que não gostava na lagoa do Abaeté... ele retava.

Ficamos muitas vezes sentados no 904....enfiando bufa no cordão.... 
Ele contava sobre a viagem da Europa... sua vida de médico.....
"Meu tio, o Sr foi a Europa há muito tempo... melhor não discutir esse assunto com estranhos" ... "menina besta!"

Eu gostava de ficar lá no 904... o telefone tocava não mais que duas vezes... e ele era o telefonista da casa" alô"! ... Uma vez uns amigos americanos de Lilian ligaram  ele falou inglês... quase morri de rir.... Ele só falou ...que é menina besta?! Seu tio é retado!.....

Com o tempo foi  ficando emocionado ao contar sobre sua infância, seus pais.. sentia e reconhecia o quanto foi difícil e heroico....

Na fazenda gostava de mostrar tudo que tinha... e até o que  imaginava que era real... E sem pestanejar eu falava "poxa o Sr é retado" (adjetivo de alto poder). O imaginário virava real.....o real ...surreal.....e por aí vai....eu via até colonhão de três metros e tudo verde....E por que não?

Muitas histórias são clássicas.... 
Califa moeu mais de dois sacos de milho em um máquina de sem perceber....
Entrou no apartamento da vizinha achando que estava na casa de vó Nicacia... sentou e pediu café....
Quem não lembra que ele descansou o braço no bolo de natal....

Quantas vezes maquinamos um jeito dele não ir embora?
Ele tinha um jeito.....peculiar...Partiu.......nos deixou......
Deixou seu legado......filhos e netos...

Deixará saudades enormes... não quero substituir... 
quero a saudade comigo....     "Minha saudade..." 

Deixará o banco da cozinha  perto da porta vazio.....
Deixará o silêncio do "alô"...
Deixará o Angelim órfão...
Deixará as panelas da cozinha silenciosas...
O velho jargão: " vumbora Noelia"  silenciou...
Deixará em todos nós a sensação... ou a certeza... que valeu  a pena tudo que passamos juntos...Tio você sabe "né"?... Até um dia!"
(Texto de Naninha)

Elifaz e sua neta Vanessa



"Elifaz Andrade Matos. Há 2,5 meses internado, hoje pela manhã o seu coração não resistiu e chegou a sua hora. Estava consciente o tempo todo e repetia constantemente:
 "Para que essa rede armada, com tantos sonhos perdidos?" Ele tinha sonhos para viver além de 100 anos. 
Resta-nos relembrar da sua alegria de viver, de suas risadas e das suas histórias. Descanse em paz meu pai e que Deus te dê força nessa passagem para a nova vida. Hoje é dia de festa no céu".  
(Texto de Ivana)





"É tio, vc cumpriu seu tempo. não partiu...encantou-se, como bem disse Guimarães Rosa.  A vida lhe foi generosa!!!!
A criança de fazenda, tinha um sonho grande, e cedo traçou suas metas e objetivos: tornou-se medico numa época onde poucos chegavam a esse resultado. Viajou para Europa e quem nunca o ouviu contando esses causos é porque não conviveu com vc. A obstétrica foi sua escolha e eis que eu vim ao mundo por suas mãos!!!! Sorte a nossa heim?!!
eu ainda era pequena, mas me lembro bem de como vc me acolheu na sua casa em VDC e aquele foi um ano tão bom para mim!!!! lembro das viagens para a fazenda onde éramos transportados feito "gatos num balaio" , apinhados no fundo do carro no meio de muitas bagagens....e vc com aquela animação peculiar, com sua risada engraçada, definindo rotas, apontando caminhos muitas vezes no meio da chuva e com lama até as canelas! Como nos divertíamos não?!! E como esquecer das férias no Anjelim!!!  Aha ...as tao sonhadas e esperadas férias no Angelim!!! Hoje, como adulta, fico imaginando como vc aguentava tanta gente na sua casa, pois não  recordo de reclamação ou rabugice da sua parte....
E o que tinha de tão especial no Angelim?!! Ah eu vou contar ...no Angelim tinha comida gostosa feita no fogão a lenha ...tinha pescarias de montão, banho de rio e de cascata...tinha a casa de farinha, requeijão quentinho no tacho, tinha a olaria, os passeios a cavalo, o papo na rede e as conversas que varavam a madrugada!!! La menino corria solto e voltada das férias todo ralado e comido de carrapato, mas cheio de vida e como muitas aventuras pra contar!! E ainda tinha o namoro entre primos que de tão bom resultou em casamento!!!!!
Viemos estudar em Salvador e o 904 abrigou tantos de nos heim?!! Tinha o quibe de Zelia, o jogo de baralho, as viagens para a praia ...digo viagem porque naquela época, ir a PLACA FOR por exemplo, era uma verdadeira viagem!!!
No nosso último encontro vc me revelou seus últimos desejos:
pra comer: pirão de verdura, pirão de rabada, pururuca de porco! como sempre, fiquei babando!!!
Um novo projeto? Sim...vc tinha vários ...pra vc e pra quem mais quisesse!!!" 
(Texto de Haydée)

Pai
Gostava de tudo organizado e certinho. Um bom chefe de família. Se formou em medicina com 28 anos e depois foi para Vitória da Conquista onde fundou, com alguns parentes e amigos, a Casa de Saúde São Geraldo. Trabalhou muito e com nossas economias e a herança que obteve de seu pai, adquiriu uma fazenda no sul da Bahia.

Se preocupou ao extremo com a educação dos filhos e o conforto da família.  Combinou muito bem com minha mãe e os dois, juntos, ensinaram, aos três filhos, os melhores valores da vida: honestidade, integridade, dignidade e humildade. Foi também muito solidário com  parentes e amigos.

Para ele bastava a palavra para fechar um negócio. Não gostava de cheques pré-datados. Ficava preocupado em morrer antes da pessoa sacar o cheque no banco.!! Quando tinha que honrar um compromisso não deixava ninguém dormir, pois se aprontava horas antes. Só relaxava depois do dever cumprido.

Tinha uma auto-estima elevada e tinha  um grande apreço pela vida. Gostava de ouvir música, de dançar e contemplar a natureza. Quando foi perdendo a visão falou com o oftalmologista: basta eu ver o mar e ficarei feliz.
Foram três irmãos que se foram nos últimos 90 dias: meu pai, Tio Eliu e Tio Abmael. O céu deve ter entrado em festa recebendo esses três irmãos. Tão unidos....

Nas últimas semanas passou a falar da brevidade da vida e do tanto que deixamos por fazer e disse: de que adianta essa rede armada, para tantos sonhos pedidos?
Este  é um pouco de quem foi meu pai.
Aqui prestamos essa homenagem ao lado de nossos parentes e amigos.

Muito obrigada,  
Lilian    


Elifaz e sua sobrinha-neta Julia Licia (copiada do Facebook)

Nenhum comentário:

Homenagem a Fernando na MOVEBA/FIEB

  Hoje ao celebrarmos o Dia do Moveleiro não poderíamos deixar de lembrar e homenagear o nosso saudoso Fernando Andrade Barreto, que nos dei...