quinta-feira, março 08, 2018

8 de março - Dia da Mulher.

Um dia especial para celebrar a mulher... 
Dessa vez, escolhemos Noelia. Ela é forte, guerreira, sempre pronta para enfrentar o que der e vier, ao mesmo tempo é simples e delicada. Disponível para todos, sempre se coloca em último lugar. Noelia é unanimidade. Uma pessoa que nunca vi alguém falar alguma coisa que não seja elogios. Como diz Naninha, no texto abaixo, falar o que Noelia faz, dá até raiva, a gente não consegue fazer nem 10%. 




TIA NOE - texto de Naninha

Tia Noe... Nascida no Ronco... Nazaré das Farinhas...
1955 -  Jequié... 
1956 casa de D Amélia.....

Comecei a escrever o que Tia Noe faz... e não é que me deu até raiva! Não é normal... é quase o livro no recordes... Tudo MUITO ! Lava... passa... costura...conserta... cuida... dar atenção... ler... costura... faz crochê... 
dirige para lá e pra cá o tempo toooooooooooodo... cozinhaaaaaaaaaaaaaa... dar banca a menino... marido... filho... netos... eu nem vou entrar em detalhes para eu não me sufocar mais do que já estou... 
Vixe! Esqueci do jardim do Angelim...

Aquele ditado muito singelo resume muito e a cara dela " Enquanto descansa carrega pedra" , foi o ditado mais ligeiro que entendi... Resumi: Tia Noe.

Eu não entendo um negocio desse... e por favor não tentem ser como ela, É uma meta inatingível (e quem é doido!). 

Sempre foi animada... riso fácil, e quando  indignada, só faz arregalar o olho e rir escondido. Se zanga, é calada dentro do banheiro!

Não admite um monte de coisas (calada)... mas como diz outro ditado " tenho visto anta"... vai levando... superando as "mudernagens" da nova geração 
que não são poucas, dentre outras demandas...

É um cartão de crédito sem limite, todo mundo tira um tiquim... e não gera débito...  Tia Noe nunca cobra o que dá ou faz... Não é esquecimento, é dado de coração mesmo.

Da um boi para não entrar em uma briga,e milhões para sair... Acho que nunca deu nenhum boi...(motivos há de sobra)... Na verdade nem reconhece um motivo para brigar.

Não tem ai... ou ui... (isso é luxo!)

Outro dia me contou que caiu em cima de pé de espinho Quiabenta, sei lá... cada espinho tinha uns 15 cm... sem ai e sem ui... levantou... morreu de rir e de dor...alguém tirou os 600 espinhos e o trabalho continuou...

Você pede para um menino de hoje cuspir depois de uma raladura no joelho é um desatino...

É bom ter Tia Noe por perto... A tradição de que Barreto é "faz tudo.."... (para ser humilde, digo, quase tudo) deve-se a ela grande parte, pois ela é intensamente teoria e prática... teoria e prática... teoria e prática... é uma Maria fumaça em um trilho sem fim... 

É bom ter Tia Noe perto... Noelia o que vc acha? Tia Noe o que vc acha?

A experiência dela, de sua infância surreal e depois da maturidade (é por que esse pessoal não teve adolescência! ) ..fez essa mulher de hoje... Não vê dificuldade ....e aprendeu o valor de ajudar ao outro (ela ... vem depois)...

Tia Noe já me fez chorar muito, toda vez que ia nos visitar na fazenda, a sua partida era de dor...de uma tristeza sem fim. O seu chegar me dava uma esperança -de dias muito alegres - era um arco iris completo... era um ipê florido... uma chuva boa...

Nos dias que passava por lá...eu ficava olhando para ela fazendo as coisas, conversando, trazendo noticias de todos... que tia eu tenho!
Ela enchia nossa casa...dela mesma... 
como enche todas que vai........
Se algum desconhecido ler esse "conto" vai achar que essa mulher tem 3 metros de altura de puro músculo... Quantas vezes falamos... Como Tia Noe aguenta!!!!...

Tia Noe tem algo grande, um brilho...uma força - eh isso - uma força!...que deve sair nem sei de onde...deve ser da frase..." se eu não fizer, ninguém faz"
Doa o seu melhor..e não pergunta pra quem e nem pra onde!.. não tem divisão!.. tem soma!.. melhor.. multiplicação!... Não é milagre...é dedicação!....

Noelia poderia ser uma filosofia...- os noelisticos.  E nessa escola aprenderíamos a arte de ser simplesmente nós mesmos, assim como ela... !
É bom ter tia Noe por perto.....

Tia...

Muita gratidão... uma saudade inesgotável...Você merecia hoje um spa day - mas seria a mesma coisa que matar... Melhor que você viva com seus milhões de afazeres...
Aproveite mais um ditado "Enquanto o pau vai e vorta, as costas forga"

Nenhum comentário:

Homenagem a Fernando na MOVEBA/FIEB

  Hoje ao celebrarmos o Dia do Moveleiro não poderíamos deixar de lembrar e homenagear o nosso saudoso Fernando Andrade Barreto, que nos dei...