quarta-feira, novembro 22, 2017

A alimentação no Planalto de Conquista – 1930 a 1950

Lançamento da segunda edição do livro de Amelinha


Poderíamos dizer que a festa foi quase tão boa quanto a da primeira edição, não foi igual porque não tínhamos a presença física da autora, mas com certeza ela estava entre nós, através das nossas lembranças e saudades.

As incansáveis Noélia, Norma e Anamira fizeram várias receitas do livro usando as técnicas da época. Nada de batedeira, os ovos foram batidos a mão.  Nada de facilidades, modernidades ou tecnologia. Além disso, algumas sócias do Clube da Amizade também preparam algumas receitas. A turma da infra-estrutura deu duro, ajudando de todas as formas. E a equipe de apoio: Anete, Sandra, Guida, Karla, Naninha, Joana, Diego, Fernando, Edinho, Charles, Sérgio, Eliezer entre outros, muito contribuiu para o sucesso do evento.

Duda, foi o anfitrião da festa no Clube da Amizade. Ele, Karla e Naninha organizaram a programação.


  •         Abertura – Lindinalva, presidente do Clube
  •          Leitura Receita – Ana Rocha
  •        Nossa convivência com Amelinha – Isabel
  •        Leitura do poema TiAmelinha – Anete
  •        Leitura de Receita – Sandra
  •        Leitura do texto Amelinha Lia – Guida
  •        Leitura do texto Três Mulheres – René
  •        Homenagem a Amelinha – D.Eleusa, sócia do Clube
  •        Apresentação musical Robson e Adriano Botura
  •        Apresentação musical – Diego
    


       Enquanto isto o serviço de Comes e Bebes não parou. Licores de jenipapo, figo, passas cujas receitas estão no livro,  além de cerveja que não pode faltar num evento deste.

    Antes do inicio da programação foi servida a entrada:  uma Sopa de Aimpim com Molho de Pimenta (preparado por Fernando). Após as apresentações, continuou o serviço com as iguarias: sarapatel, carne de porco, carneiro acompanhados com arroz e farofa. E para quem não quis jantar, tinha chimango, vários bolinhos (não podemos chamar de cup cake). Sobremesas: pé de moleque, com gosto da casa de tia Amelinha,  cocadinha de cacau,com gosto da casa de Noélia, e mais doces variados: ambrosia, doce de mamão, etc.  Tudo elaborado de acordo com as receitas do livro e com todo o esmero da equipe.

 Enfim, foi uma linda festa!....


... que continuou no dia seguinte, com almoço na casa de Norma, muita resenha, muita comida, muitas lembranças. E começaram as despedidas, alguns retornando para Salvador. Antes disso a foto final com todos devidamente usando a camisa com a capa do livro que foi uma iniciativa e produção de Anete e Vera.


Todo o evento foi bancado por Duda, que ofereceu os livros ao Clube da Amizade. 

Para quem quiser adquirir algum exemplar:

clubedaamizadevca@gmail.com

2 comentários:

Unknown disse...

Depois da festa fica a saudade.Obrigada.Ate a próxima.

Unknown disse...

Senti o gosto do pé-de-moleque e bateu a saudade da família

Casamento de Amelinha e Arlindo - 1947

Casamento de Amelinha e Arlindo 1 - Maria Rosa Andrade 2 - Nicácia Andrade 3 - Amelinha Barreto 4 - Arlindo Martins 5 - Cecília Martins 6 - ...