quarta-feira, setembro 02, 2015

Quem se lembra de MacGyver?

Célia me enviou o texto abaixo e achei interessante:
A palavra “MacGyver” – sobrenome da personagem principal da série televisiva americana do final dos anos 80 – é agora um verbo no dicionário Oxford, um dos mais tradicionais da língua inglesa.
Não há muitas séries televisivas que tenham conseguido colocar um termo no dicionário mas MacGyver conseguiu, mais uma vez, fazer o impossível, noticia a BBC.
Exibida nos anos 80, a série tinha como protagonista o agente secreto Angus MacGyver, interpretado por Richard Dean Anderson, que escapava sempre de situações perigosas ao recorrer às coisas que tinha por perto.
Tudo servia para se conseguir “desenrascar”: um par de binóculos dava para desviar um raio laser e uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre conseguia criar uma barreira de fumo.
Agora, o Dicionário de Oxford, um dos mais tradicionais da língua inglesa, colocou o protagonista outra vez na ribalta mas em forma de verbo.
MacGyver significa agora fazer ou consertar alguma coisa “de forma improvisada ou inventiva, usando quaisquer coisas que estejam à mão”.
Danielle George, professora de engenharia de radiofrequência na Universidade de Manchester, acredita que este é um termo desnecessário já que outros verbos ingleses cumprem a mesma função.
Porém, este é um sinal de que “as pessoas estão a consertar ou a dar novas funções a objetos de uma forma criativa”, o que “é maravilhoso e positivo numa sociedade aparentemente descartável”.
Eu macgyvero, tu macgyveras, ele macgyvera…
 ***************************************************
Segundo a Wikipedia: A capacidade inventiva do personagem, tomada como um exagero fruto de liberdade artística, é, entretanto, verossímil. Todos os truques executados por MacGyver são cientificamente viáveis

2 comentários:

Igor Matos disse...

Traduzindo para o baianês. Macgyver = Armengar

Cristiano Barreto disse...

Correto e nos deveríamos ter traduzindo o nome do Macgyver para Armengueiro.

Casamento de Amelinha e Arlindo - 1947

Casamento de Amelinha e Arlindo 1 - Maria Rosa Andrade 2 - Nicácia Andrade 3 - Amelinha Barreto 4 - Arlindo Martins 5 - Cecília Martins 6 - ...