quarta-feira, agosto 12, 2015

Banner do mês

A pintura que escolhi este mês para o banner do blog,  é do artista americano Edward Hopper. Ele nasceu a 22 de Julho de 1882 em Nova Iorque, cidade onde também estudou desenho gráfico, ilustração e pintura. 


Hopper notabilizou-se pelas suas misteriosas representações realistas da solidão na contemporaneidade e, tanto nos cenários rurais como nos urbanos, as suas recriações fiéis do cotidiano refletem a sua vida pessoal da vida moderna norte-americana. Neo - realista imaginativo, este artista retratou com subjetividade a solidão cosmopolita e a estagnação do homem, procurando, com os seus trabalhos, causar impacto psicológico no espectador. Alguns autores dizem que terá sido influenciado pelos estudos psicológicos de Freud e pelas teorias de Bergson que procuravam compreender subjetivamente o homem e os seus problemas.

As paisagens urbanas de Hopper são desertas, melancólicas e iluminadas por uma luz incomum .Os edifícios, geralmente enormes e vazios, assumem um aspecto inquietante e a cena parece dominada por um silêncio perturbador. Nas pinturas de Hopper reina a expressão da solidão, o vazio, a desolação, a estagnação da vida humana em personagens anônimas que jamais comunicam entre si. São obras que evocam o silêncio.Edward Hopper morreu em 1967 no seu estúdio, em Nova Iorque.

(Fonte:Blog estoriasdahistoria) 

Um comentário:

Anete disse...

Deve ter morrido só

Casamento de Amelinha e Arlindo - 1947

Casamento de Amelinha e Arlindo 1 - Maria Rosa Andrade 2 - Nicácia Andrade 3 - Amelinha Barreto 4 - Arlindo Martins 5 - Cecília Martins 6 - ...