sábado, julho 14, 2012

O último Martins não é bem o último..

Conforme havia comentado anteriormente estava desconfiada que Victor, o último Martins, não era bem o último, isto é, continua sendo o último da descendência de Manoel Martins de Souza.
Tem mais Martins entre o céu e a terra....
Vejamos a descendência:

Manoel Martins -------- irmãos --------- Nicolau Martins


Arlindo Martins----------------------------- Natanael (conhecido como Naná)


Lula ------------------------------------------- Alquedevaque (tem outros irmãos)


Victor ----------------------------------------- Vinicius

Tudo isto supondo que o nome repassado é sempre o do pai. Coisa que felizmente está acabando. A mãe é quem deveria repassar o nome de família, afinal é quem carrega o filho desde a barriga e pela vida toda.
Esta tradição seria por a paternidade ser “duvidosa”???... então o macho se afirmava repassando o nome do pai aos filhos... hahaha .. Afinal o teste de DNA é bem recente.

========================================================================

Conheci ALQUEDEVAQUE nos anos 70, numas férias em São Paulo, quando nos hospedamos no apartamento dos Martins (Lula, Célia e Duda) na Liberdade. Estávamos lá, eu, Íris e Nalva Martins Santana (filha de Alice e Jonas), prima carnal de Alque, como era mais conhecido. Nós, turistas, pegávamos um ônibus na Av Brigadeiro Luis Antonio, íamos para a Av Paulista, andávamos por lá e depois voltávamos para casa no mesmo ônibus. Algumas vezes encontrávamos com Alque por lá e era bem divertido.

Investiguei  com Bete sobre estes Martins, pois me lembrava deste primo mas não do nome. Falei para ela: não temos um primo chamado Melque? Melquezedeque? Bete disse: não, acho que é Enoque... Consultando outras pessoas ela chegou a Alquedevaque!...Eliane me contou que quando Alque morava em Conquista, nos anos 60, andava com um despertador no bolso, que tocava quando ele estava na rua... que figura! Será que foi uma previsão dos futuros celulares, tocando nos bolsos por aí?

Onde encontrei este nome Melque? Descobri que na novela Gabriela tem um Coronel Melque... e Melquezedeque é nome bíblico, me informou o Google.

Alquedevaque, acredito que só existe um. Vejam o resultado do Google:
=======================================================================
DJSP 14/10/2010 - Pág. 928 - Judicial - 1ª Instância - Interior - Parte ...
www.jusbrasil.com.br/.../
14 out. 2010 – Requerido:ALQUEDEVAQUE MARTINS. VARA:1ª. VARA JUDICIAL. PROCESSO:115.01.2010.006733. Nº ORDEM:02.02.2010/001374 ...

nomes ESDRUXULOS
www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=33313...Em cache
Tem um vendedor da empresa onde trabalho, que se chama ALQUEDEVAQUE!!! Fiquei um mês para tentar me acostumar com a "palavra"!!!!

[PDF] LEIS - DECRETOS - PORTARIAS PORTARIAS
http://www.guarulhos.sp.gov.br/uploads/pdf/1096276097.pdf%20Você
Alquedevaque Oliveira Martins, estado civil divorciado, profissão representante, nascido em Itambé, BA no dia quatro de dezembro de mil novecentos e ...
=======================================================================

Para concluir, esta história de último Martins é mesmo furada, afinal o MARTINS vai mesmo é no DNA.

5 comentários:

Celia disse...

Isabel, esta foi tirada do fundíssimo do baú... Célia

Bel B disse...

Pois é Célia, temos que desentocar estas coisas do fundo do baú, pois já está faltando gente mais velha para tomarmos informações.
Lembro-me que tia Amelinha queria fazer umas entrevistas com tia Nica para não perder algumas histórias antigas... e muitas foram perdidas.
Nós, que estamos ficando "antigas" temos que ir registrando, pois se alguém da família se interessar no futuro...

Celia disse...

Isabel, acho que vamos deixar pendente a árvore genealógica da família Martins. Quando minha mãe, vovó Nicácia e tia Noeme eram vivas, tentei juntar as informações, mas não foram suficientes nem para fazer o esboço. Imagine agora...

eleusa disse...

E a saga continua!!!

Fernando disse...

Este pequeno estudo dos Martins que estamos fazendo é para incentivar as diversas famílias que participam deste blog a contar suas histórias ... Matos, Vianas, Ramalho, Leto, Andrade entre outros...
Falta pesquisa. Aristeu Barreto Almeida pesquisa os Barretos desde o século XIX ...
Estas Martins, uma tropa de desocupadas que vivem a tomar conta de netos, porque não vão pesquisar??
Não vou citar nomes por enquanto....

Casamento de Amelinha e Arlindo - 1947

Casamento de Amelinha e Arlindo 1 - Maria Rosa Andrade 2 - Nicácia Andrade 3 - Amelinha Barreto 4 - Arlindo Martins 5 - Cecília Martins 6 - ...