terça-feira, janeiro 18, 2011

Carta ao Joaquim

Vitória da Conquista, 17 de janeiro de 2010.
Carta ao Joaquim,
Joaquim sabe de quem é o aniversário hoje? È de Tio Fernando. Joaquim respondeu...Tio Fernando é doido. ( Tio Fernando joga ele para cima....joga água...enfim ...todos sabem do que estou falando).Tomou uma bronca, claro!
Joaquim, sabia que ele gosta de fazer bagunça? Uma vez ele mandou fazer um aniversário...cheio de bolo...picolé..pipoca....tudo uma delícia....., mas depois do parabéns....eu só me lembro que ele jogou um dos meninos sobre o bolo....encheu a mão de glacê e ai o sonho se realizou...a festa virou uma guerra de bolo....brigadeiro para cá...brigadeiro para lá.....conseguimos salvar os picolés...kibon....as pipocas....viraram neve.....caindo...caindo. Quem foi...não esquece jamais.
Tio Fernando tem uma fábrica de cama, armários, mas ele gostaria que fosse de pião....ele disfarça fazendo aquele monte de coisa, mas ele gosta mesmo é de pião. Tem o dom da marcenaria como o pai. Agora ele está fazendo jogo com gude, resta um, mas ele gosta mais das gudes do que do jogo. Nunca vi ninguém comprar tanta gude....., mas Tio Fernando é doido mesmo, comprou gude mexicana.
Ele nasceu arquiteto, ......o 904 é seu milagre. Quando achamos que não tem jeito....ele faz piripimpim e tudo se resolve. Tio Elifaz, fica todo satisfeito e fala para mim: sou retado né, Naninha de 10 em 10 anos faço uma reforma, e eu concordo. Os outros feitos...são obras de arte.
Adora as coisas dele, mas tudo que ele gosta ele dá . Seu avô é freguês, também não é certo de tudo, ainda está miolando igual tio Fernando. São duas crianças grandes, que quando está com o porquinho cheio de dinheiro, ai não tem quem segure.
Ele não gosta de computador....isso eu tenho certeza....ele adora mesmo são suas grafite e canetas de pena. Ele tem um jeito engraçado de escrever.
Adora viajar.....EUA , Fazenda Paris e Três Morros. Em Três Morros, está construindo o novo Jardim Suspenso. O povo de lá está assustado, quem é esse que está vindo ? Sir Barreto? TutacamonNando; Não vai demorar a escreverem " O mistério da terra do umbu".
Faz cada comida! Hum que delícia.....ele gosta muito de pirão com charque. A moda do macarrão está em todos os lugares. Espero que ele venha com novidades. Adora receber as pessoas em sua casa e tem talento para a coisa, digo que aprendeu com a Vó Nica.
Pois é Joaquim, esse é um pouquinho de Tio Fernando ,espero que conviva muito com seus tios e seu avô. São pessoas de grandes talentos, são BONS....e tem o coração maior que merecemos.
Tio Fernando..tenha longa vida...se cuide..., pois tem muito o que fazer ainda!!!

8 comentários:

Anete disse...

Rapaz, me esqueci completamente do niver, mas comemorei ontem o niver de 11 meses do filho de minha prima Lisia (filha de tio Francisco). E aí? Teve festa? Mande notícias.... Alyria minha prima que mora em Porto Velho, filha de tia Ana está aqui em Salvador, hoje vou com os meninos no 30 Segundos do Rio Vermelho.

fazendaparis@gmail.com disse...

Naninha, realmente vc tem o dom das palavras Tio Pango é assim , não poderia ser diferente dos outros irmãos se tratando em grandes obras. Isso é uma virtude pois a cada dia tem uma coisa subindo( bloco , telha) e outras caido ( parede , laje) e isso é nos 4 cantos da bahia. Em três Morros iremos trocar o nome para Três COCOS, lá estamos com uma nova esperança verdadeira para o povo carente que precisa trabalhar. Essa é a forma de viver de cada um, essa é a forma do Tio Fernando construir e ver funcionar.
Parabens pelos anos vividos e pelos que virão . Forte abraço; Leo, Alessandra, Eduarda e Fernanda

CB disse...

Poxa, tá melhor do que eu!

art disse...

Pô, tio Fernando parabéns

Fernando disse...

Tudo que a gente faz e' pouco. O melhor da vida e' criar alguma coisa e fazer o bem. Bom quando tem o reconhecimento das pessoas, embora as vezes elas exageram. Agradeço esta bela homenagem a Naninha, Felipe e Joaquim

Pat disse...

Naninha, você como sempre emocionando a galera. Bela homenagem e bela lembrança em pedir a Fernando que se cuide. Fernando parabéns pelo anicersário e ...cuida da saúde.

Bel B disse...

Naninha, acho que você e' um pouco psicóloga e tem razão ... Fernando não teve uma infância bem estruturada, começou a trabalhar muito cedo e sempre foi muito responsável então para compensar gosta de brinquedos e de perturbar a criançada. Bom seria se todos os adultos mantivessem ativa a criança que temos dentro de n'os.
Muito bonito o seu texto e como sempre comovente.

Betty Boop disse...

Lindo Naninha!!! Perfeito mesmo!!
A cada parágrafo ia me lembrando...
Muito lindo...

Tio Fernando!!
Adoro seu jeito!! Acho o máximo suas idéias e brinquedos!!
Sou doida por uma festa dessas de guerra....pode contar comigo...!!
Beijos!!!
Ah!! SE CUIDA!!!!!!!!

Homenagem a Fernando na MOVEBA/FIEB

  Hoje ao celebrarmos o Dia do Moveleiro não poderíamos deixar de lembrar e homenagear o nosso saudoso Fernando Andrade Barreto, que nos dei...