domingo, agosto 15, 2010

Discurso da Servidão Voluntária - Etienne de La Boétie - original de 1574



Aos súditos, das aldeias que se deixam roubar. Nada mais atual:

"Pobre gente e miserável, povos insensatos, nações obstinadas em vosso mal e cegas ao vosso bem, deixai roubar, sob vossos próprios olhos (*), o mais belo e o mais claro de vossa renda, pilhar vossos campos, devastar vossas casas e despojá-las dos velhos imóveis de vossos ancestrais! Viveis de tal modo que nada mais é vosso. Parece que doravante consideraríeis uma grande felicidade se vos deixassem apenas a metade de vossos bens, de vossas famílias, de vossas vidas. E todo esse estrago, esses infortúnios, essa ruína enfim, vos advém não dos inimigos mas sim, por certo, do inimigo, e daquele mesmo que fizestes como ele é, por quem ides tão corajosamente à guerra e para a vaidade de quem vossas pessoas nela enfrentam a morte a cada instante. Esse senhor porém, só tem dois olhos, duas mãos, um corpo e nada além do que tem o último habitante de uma de vossas cidades. O que tem a mais do que vós são os meios que lhe forneceis para destruir-vos. De onde tira os ínúmeros olhos que vos espiam, senão de vossas fileiras ? Como tem tantas mãos para golpear-vos, se ele não se empresta de vós ? Como ousaria atacar-vos se não estivesse conivente convosco ? Que mal poderia fazer-vos se não fôsseis receptadores do ladrão que vos pilha, cúmplices do assassino que vos mata, e traidores de vós mesmos ? "

Etienne de La Boétie - 1574 -
(*)- No original - Argus - homem fabuloso de 100 olhos. Em português podemos assumir como o "espião doméstico" (juventude hitlerista, ou atualmente o sindicato ou a CUT com um membro em cada andar da empresa que trabalho, seriam bons exemplos).

PS - Do: Mesmoires des Estats de France sous Charles le Neuviesme.

2 comentários:

Bel B disse...

Realmente, super atual...

aneteviana disse...

Pois é André, sempre vemos que há muito roubo, desvio de verbas, muita maracutaia e que as pessoas que se aproveitam disto, como roubou muito, tem dinheiro para pagar 1000 advogados. Mas infelizmente nada fazemos e deixamos o tempo passar (imagine que isto ocorre a séculos), nem sabemos o que fazer para acabar com isto.
Mas como aconteceu com o fim da inflação aqui no Brasil que agente nunca imaginava que ia acabar um dia... e hoje estamos bem estabilizados vamos dar um voto de crédito e esperar que esta "Servidão Voluntária" desapareça.